Usar duas máscaras reduz contaminação por COVID-19 em 95%

Estudo realizado nos EUA mostra a eficácia do uso simultâneo da máscara cirúrgica e de pano

Um estudo divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos, mostra que o uso simultâneo da máscara cirúrgica e outra de pano por cima reduz o risco de transmissão da COVID-19 em 95%.

O resultado foi revelado a partir do seguinte experimento realizado pelos pesquisadores para aumentar a segurança do uso das máscaras: as alças da máscara cirúrgica foram amarradas com um nó; depois, a máscara de pano foi colocada por cima da primeira.

A combinação das máscaras bloqueou, no experimento, 92,5% das partículas emitidas em uma tosse simulada enquanto sozinhas e sem nós tanto a máscara cirúrgica quanto a de tecido bloquearam pouco mais de 40%. Este teste era para verificar a retenção das partículas emitidas durante a tosse.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Fonte: estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)
Fonte: estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)

Um segundo experimento visou verificar a eficácia das máscaras durante um período de respiração simulando uma fonte e um receptor. O resultado foi que, quando a fonte e o receptor usavam máscara dupla ou máscara cirúrgica com nós e ajuste na lateral, o risco de transmissão foi reduzido em 95%.

Segundo o CDC, os ajustes feitos melhoraram muito o controle de transmissão, reduzindo também a chance de uma possível exposição ao vírus. Mas há outras duas medidas apontadas que podem ajudar a reforçar a proteção contra a COVID-19: o uso de uma máscara com um filtro e sobrepor um tecido de nylon ao pano ou máscara cirúrgica.

Os cientistas, porém, indicaram uma limitação no resultado do estudo. Foi utilizado um tipo específico de máscara cirúrgica e de pano. Assim, a eficiência pode não ser a mesma com o uso de outras marcas ou tipos de máscara. Os pesquisadores também não realizaram testes com outras combinações, como pano sobre pano ou cirúrgica sobre pano. Portanto, os resultados podem ser diferentes nesses casos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Segundo os pesquisadores, "os resultados dessas simulações não devem ser generalizados para a eficácia de todas as máscaras de procedimento médico ou máscaras de pano, nem interpretados como representativos da eficácia dessas máscaras quando usadas em ambientes do mundo real".

Além disso, o uso de duas máscaras pode, em alguns casos, impedir a respiração ou visão periférica de algumas pessoas.