
Concluiu a graduação em Medicina pela Universidade do Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2008 e residência médica em Derm...
i
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.
O que é Acne solar?
A acne solar é caracterizada por pequenas bolinhas vermelhas ou bolinhas de pus (como pequeninas espinhas que secam mais rápido) que aparecem no corpo durante ou após um período de exposição solar, muito comum em viagens de férias. Aparece mais nas áreas oleosas do corpo: pescoço, colo, dorso, ombros, braços e rosto.

Causas
A acne solar é causada por uma associação de fatores como:
- Predisposição individual
- Luz do sol, que aumenta a produção de suor e sebo
- Uso de cosméticos usados nesse período, principalmente filtros solares e hidratantes.
O sol causa inchaço nos poros por onde seria eliminado o sebo. Tudo isso obstrui os poros e causam as pequenas inflamações.
Sintomas
Acne solar coça?
Alguns indivíduos queixam de coceira relacionada à acne solar a às vezes confundem com alergia. Porém na maioria dos casos as lesões são assintomáticas, e a maior preocupação do paciente é estética.
Diagnóstico
O diagnóstico da acne solar é clínico, ou seja, baseado em exame físico individual e na história contada pelo paciente. Não é necessária solicitação de exames.
Buscando ajuda médica
O simples aparecimento dessa erupção (ou seja, as bolinhas) já justifica a busca de um dermatologista a fim de tratamento precoce.
Tratamento
Para tratar a acne solar, indica-se uso de sabonetes e géis tópicos que sejam secativos, adstringentes e anti-inflamatórios. Nos casos extensos, são indicados antibióticos, como as ciclinas.
Tem cura?
O tratamento da acne solar costuma ser bastante eficaz, se associado a interrupção dos fatores de risco.
Prevenção
Acredita-se que a exposição lentamente gradual e crescente a radiação ultra-violeta (mesmo que artificial) antes das viagens de férias pode prevenir a acne solar em muitos casos. Mas deve-se lembrar de associar a mudança de hábitos já descritas.
Convivendo (Prognóstico)
Para evitar a acne solar, é importante uma proteção solar efetiva, porém com aparatos físicos, como roupas, bonés e sombrinhas com proteção no tecido, em detrimento dos filtros solares.
Quando for usar o filtro solar, escolha as opções à base de gel e água, oil free, não comedogênicos, e de toque seco. Uso de sabonetes adstringentes e secativos para remoção do filtro solar após a exposição ao sol.
Além disso, é imprescindível não espremer, cutucar ou arrancar as bolinhas, prevenindo cicatrizes e manchas.
Complicações possíveis
As complicações são basicamente estéticas, já que a acne solar gera inflamação, que se não controlada e tratada deixa manchas avermelhadas ou amarronzadas na pele, como a acne comum (vulgar).
Referências
Escrito por: Tiago Silveira Lima, médico dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (CRM: 863971/RJ)