

Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.
O que é Dentes com cores anormais?
Dentes com cores anormais são caracterizados com o seu manchamento escurecido ou esbranquiçado.
Saiba mais: Como identificar a tonalidade dos dentes?
Considerações
Muitas vezes o indivíduo nasce com uma dentina (tecido interno, inervado e mineralizado que situa-se abaixo do esmalte da coroa do dente e também da porção radicular) escurecida, e, embora não represente alteração de cor, frequentemente motiva os pacientes a realizarem o clareamento dental.
Causas
Dentes com alterações de cor geralmente não possuem sintomas, possuem sinais visuais de alteração de cor. Essa alteração de cor pode variar do cinza até o marrom, a depender da causa.
- Envelhecimento dentário - o dente tende a ficar mais saturado, amarelado
- Tatuagem por oxidação de metais, como amálgamas e ligas metálicas empregadas em próteses
- Uso de cimentos obturadores à base de óxidos metálicos dos canais radiculares (em pacientes que tiveram seus canais tratados) - os dentes ficam acinzentados
- Lesões de cárie - podem apresentar manchas brancas e/ou sombras acinzentadas, oi manchas amarronzadas, principalmente em sulcos, fóssulas e fissuras de dentes posteriores (molares e pré-molares)
- Pigmentações extrínsecas causadas por café, cigarro, alimentos excessivamente corados - são pigmentações amarronzadas ou enegrecidas.
Saiba mais: Como prevenir a cárie?
As causas menos comuns dos dentes com cores anormais são:
- Hemorragia pulpar interna pós-trauma – o dente fica arroxeado ou amarronzado em função da hemoglobina
- Manchamento congênito por uso materno de tetraciclina durante a gravidez – os dentes apresentam-se com faixas brancas, marrons e cinzas
- Fluorose (excesso de flúor ingerido) – a depender do grau, o dente pode apresentar com estrias esbranquiçadas (fluorose leve) ou manchas acastanhadas (fluorose severa)
- Manchas brancas causadas por trauma durante a formação dos dentes permanentes – os dentes permanentes nascem com manchas brancas no esmalte, denominadas hipoplasias, que podem ser profundas ou rasas, extensas ou restritas, a depender da natureza do trauma ocorrido
- Alterações de formação da estrutura dental (amelogênese imperfeita ou dentinogênese imperfeita) – os dentes podem apresentar manchas brancas ou amarelas.
Diagnóstico
Geralmente o diagnóstico dos dentes com cores anormais se dá através de anamnese (história médica e odontológica prévia), exame clínico minucioso e exames imaginológicos (radiografias e tomografias).
Fatores de risco
Os fatores de risco que interferem na coloração anormal dos dentes são:
- Fumar
- hábitos alimentares - ingesta frequente e excessiva de alimentos corados (café, vinho tinto ou suco de uva, beterraba)
- Uso de tetraciclina pela mãe gestante, ou pela criança na primeira e segunda infâncias
- Exposição ao flúor através de ingestão de cremes dentais fluoretados por crianças em idade pré-escolar ou em regiões onde o abastecimento de água é através de poços cartesianos.
Buscando ajuda médica
A própria alteração de cor em um dente isolado já justifica a visita ao dentista.
Cuidados
Procure um dentista em caráter de urgência se essa alteração de cor decorrer de trauma.
Referências
Maristela Lobo, especialista em Odontologia Estética e Periodontia, mestre em Cariologia e doutora em Dentística, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (CRO-SP 81.401)