
Estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
O que é Dor no calcanhar?
O calcanhar é uma das principais estruturas que dão suporte ao nosso corpo. Ele é formado pelo osso calcâneo e suporta uma quantidade imensa de peso todos os dias. Não à toa, ele é vítima de uma série de fatores que causam, entre outros possíveis problemas, aquele que é o mais comum entre todos: a dor.
Resultado muitas vezes de um esforço excessivo, a dor no calcanhar é chamada também de talalgia, e pode afetar pessoas de todas as idades, embora seja mais comum na meia-idade. Uso excessivo de salto alto, assim como sobrepeso e obesidade, estão entre as maiores causas de dor no calcanhar.
De acordo com Marco Túlio Costa, médico ortopedista e especialista em pé e tornozelo do Hospital Israelita Albert Einstein e do Instituto Cohen, a dor no calcanhar pode ser sentida em dois locais diferentes. "O primeiro é a dor atrás do calcanhar, onde o tendão de Aquiles se insere no osso do calcanhar. Já o segundo local é a dor embaixo do calcanhar, na região da planta do pé", afirma o especialista.
Causas
Ainda segundo Marco Túlio, a dor atrás do calcanhar pode ser causada por alguns fatores, como:
- Esporão no tendão, ou seja, crescimento anormal do osso
- Tendinite do Aquiles
- Bursite.
Já na região da planta do pé, embaixo do calcanhar, a causa mais comum é a fascite plantar. "Fáscia plantar é o ligamento forte da planta do pé que vai do calcanhar até os dedos e que pode inflamar, principalmente na região do calcanhar, causando dor", explica o ortopedista.
No geral, a dor no calcanhar pode incluir inchaço ou sensibilidade e também pode ser causada por:
- Corrida, especialmente em superfícies duras, como concreto, ou muito frequente
- Rigidez nos músculos da panturrilha ou no tendão de Aquiles
- Calçados com baixo suporte ou absorção de choque
- Torção repentina do calcanhar para dentro ou para fora
- Cair de forma brusca ou desequilibrada sobre o calcanhar.
O uso de calçados desconfortáveis também pode gerar diversas complicações na região do calcanhar. De acordo com Marco Túlio, calçados apertados causam tendinite, bursite e esporão ósseo local, além de provocar calos e bolhas na pele. Já os calçados sem amortecimento adequado, como rasteirinhas, podem facilitar o aparecimento da fascite plantar.
"O ideal é, quando houver necessidade do uso deste tipo de calçado, evitar ficar longos períodos em pé e evitar caminhadas. Assim que possível, troque por um calçado confortável", alerta Marco Túlio.
Buscando ajuda médica
É muito importante que um médico ortopedista especialista em pé e tornozelo seja consultado caso a dor persista por mais de um ou dois dias com tratamento caseiro. Também contate o médico se:
- Sua dor estiver piorando a despeito do tratamento caseiro
- Sua dor for repentina e grave
- Sua dor começou logo após um esforço físico ou o uso de um calçado inadequado
- Você apresentar vermelhidão ou inchaço em seu calcanhar
- Você não puder se apoiar no calcanhar.
Entre as especialidades que podem diagnosticar uma dor no calcanhar estão:
- Ortopedista
- Reumatologia
- Traumatologia
- Clínico geral.
O médico pode solicitar exames complementares, como radiografias e ressonância magnética, para determinar a extensão do problema. Os tratamentos dependem da causa de sua dor no pé. Você pode ter de consultar um fisioterapeuta para aprender exercícios para alongar e fortalecer a região. O médico também pode recomendar uma tala noturna para ajudar a alongar seu pé.
Tratamento
Se a causa for diagnosticada no início do processo inflamatório, o tratamento da dor no calcanhar pode ser conservador, ou seja, não há procedimento cirúrgico. Nestes casos, o tratamento é realizado com:
- Repouso
- Aplicação de gelo no local dolorido
- Fisioterapia
- Medicação anti-inflamatória
- Imobilização com bota, em casos mais graves.
Nos casos mais avançados, a cirurgia é a melhor opção para eliminar a causa da dor. "Aquela dor atrás no calcanhar é o tipo de dor em que o tratamento conservador tem menor sucesso e, muitas vezes, acaba em cirurgia. O resultado do tratamento cirúrgico geralmente é bom, mas ele exige algum tempo para recuperação", explica o ortopedista Marco Túlio.
Referências
Marco Túlio Costa, médico ortopedista e especialista em pé e tornozelo do Hospital Israelita Albert Einstein e do Instituto Cohen. CRM 81.070.