Monte o cardápio ideal contra intolerância à lactose

Substitua o leite por outros alimentos sem perder nutrientes

POR CAROLINA SERPEJANTE - PUBLICADO EM 27/09/2011

 Não é só o café com leite ou o achocolatado que fica de fora da mesa de quem sofre de intolerância à lactose, açúcar naturalmente presente no leite de vaca. Bolos, sobremesas e outras receitas que usam a bebida como ingrediente também acabam cortados da dieta - a medida evita os sintomas mais comuns do problema: diarreia, distensão abdominal, gases e má digestão.

Após o diagnóstico, feito a partir de um teste de tolerância, o especialista elabora uma dieta de acordo com a sua necessidade - um gastroenterologista ou uma nutricionista são os profissionais recomendados para acompanhar o problema. "Alguns pacientes são intolerantes ao leite, mas conseguem ingerir alimentos preparados com pequenas quantidades dele", afirma a nutricionista Camila Freitas, da consultoria Vittali. Nos dois casos, no entanto, é preciso ficar atento às necessidades diárias de cálcio e de outros nutrientes, encontrados principalmente no leite.

Cálcio fora do leite

O maior desafio para quem é intolerante à lactose é conseguir encontrar outras fontes de cálcio, mineral que fortalece os ossos, prevenindo doenças como a osteoporose. "Sementes de gergelim e as oleaginosas, como avelãs, castanha-do-pará, amêndoas e nozes são alternativas", afirma a nutricionista do Emagrecento Vivian Goldberger.

Também podemos encontrar cálcio em vegetais verde-escuros, sardinha, soja e derivados, flocos de aveia integral e algas marinhas. Algumas marcas ainda oferecem leite sem lactose, mas com as doses de cálcio preservadas. "O ideal é ingerir de duas a três porções diárias desses alimentos", afirma a nutricionista Amanda Epifânio, do CITEN.  

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não