publicidade

Cupcakes podem fazer parte da dieta

Os bolinhos ultrafofos possuem versões com baixo teor de gorduras e de calorias

Por Ana Maria Madeira - publicado em 16/04/2010


Nas mesas, vitrines de docerias, roupas ou chaveiros, os cupcakes estão em todo o lugar. E os mini-bolos de origem norte-americana não são uma preferência das crianças. Os adultos também adoram esta guloseima. Diferentemente dos muffins, já populares nos cafés das grandes cidades, eles têm uma massa mais fofa e são recheados com geleias e cremes - além das coberturas, que costumam ser um show a parte de criatividade e gostosura.

Em geral, os bolinhos são carregados de calorias e não são indicados para quem está de dieta. Mas, como quase tudo na alimentação, existem sim opções leves de cupcakes, com menos gorduras, calorias e até com mais fibras.

A massa

A manteiga é ingrediente quase sempre presente nos cupcakes, para que fiquem fofinhos. Porém, uma boa dica é utilizar manteiga light e sem sal, o que já corta pela metade as calorias e a gordura desse ingrediente. O leite integral também pode ser substituído pela versão desnatada que, muitas vezes, possui 0g de gordura. Para quem busca mais fibras, vale apostar na farinha integral. 

O recheio

O chocolate está liberado, basta que seja meio amargo, que além de menos gordurosos, possuem antioxidantes amigos da saúde do coração e do cérebro. As geleias de fruta podem ser uma opção magra, quando levem açúcar dietético, o que vale também para os cremes. "As geleias mais interessantes seriam as de frutas vermelhas pelo alto conteúdo de antocianinas (antioxidantes) e de preferência sem açúcar", explica a nutricionista Carina Tafas.

Pode apostar também em nozes, ameixas e uvas passas, que tem bons nutrientes. "O uso de oleaginosas como sementes, castanhas e amendoim diminui a quantidade de gordura necessária na receita", afirma a chef Cristina Chaim. "Chocolate amargo também é uma excelente fonte de flavonoides (antioxidantes), que auxiliam na saúde cardiovascular", indica Carina.  

Cupcake - Foto: Getty ImagesCupcake

Dica de preparo

Coloque a massa já recheada em forminhas de papel (iguais as de empadinha) e leve para assar, assim elas ficam com um formato mais definido. Seguem algumas receitas de cupcakes mais saudáveis e leves para você se deliciar sem ficar com a consciência pesada. 

Cupcake de chocolate Diet
Receita cedida por Amanda Campos Castillo de Lima, do blog Meleca na Cozinha

1 massa pronta de bolo diet ("Fazer bolo diet não é muito fácil, a massa pronta ajuda e muito nessas horas", diz Amanda)
1 vidro de leite condensado diet
2 colheres de margarina
3 colheres de chocolate em pó diet.

Preparo
Faça o bolo conforme as instruções da embalagem. Leve para assar em forminhas de papel para cupcakes (forma número 0) em torno de 30 minutos. Para o brigadeiro, coloque o leite condensado em uma panela e adicione a margarina e o chocolate em pó. Cozinhe até adquirir a consistência pastosa. Quando os cupcakes estiverem assados, coloque o brigadeiro por cima e coma sem culpa..  

Cupcake de banana

Retirado do Livro Nigella Express, com algumas adaptações de Amanda Campos Castillo de Lima

3 bananas maduras amassadas
250 gramas de farinha
100 gramas de açúcar, que pode ser substituído por adoçante de uso culinário
125 ml de óleo
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 ovos

Preparo
Bata os ovos com o óleo e deixe separado. Em outra tigela, junte os secos (farinha, açúcar ou adoçante, fermento e bicarbonato). Em outro recipiente, amasse as bananas e deixe separadas. Misture: os ovos batidos com o óleo á mistura dos secos. Quando essa mistura estiver uniforme, adicione as bananas amassadas.Coloque em 12 forminhas para cupcake número zero, e asse por 20 minutos. "Esse cupcake é um dos mais aromáticos que eu já vi e é delicioso!", segundo Amanda. 

Cupcake - Foto: Amanda Campos Castillo de LimaCupcake

Cupcake de chocolate e doce de leite diet
Receita cedida por Amanda Campos Castillo de Lima, do blog Meleca na Cozinha

1 pacote de massa pronta para bolo de chocolate diet
2 ovos
1/2 xícara de leite
1/2 pote de doce de leite diet

Preparo
Coloque na tigela da batedeira o preparado para bolo, o leite e os ovos. Bata por 5 minutos até que a massa esteja homogênea. Coloque a massa em forminhas de papel para muffins, e asse em forno médio de 25-30 minutos. Retire do forno e espere esfriar. Com uma colherzinha de café, coloque uma bolinha do doce de leite em cima de cada bolinho. 

Cupcake de cenoura
Receita cedida por Cristina Chaim

Ingredientes
Massa
 1 ½ copo de cenoura ralada
½ copo de amendoim sem casca
½ copo de azeite de oliva
½ copo de mel 2 ovos batidos
½ copo de uva passa
1 ½ copo de farinha integral
½ Copo de Farinha de trigo refinado
2 colheres de chá de fermento químico
12 Forminhas de papel manteiga

Cobertura (opcional)
150g de cream cheese light
3 Colheres de chá de mel
2 bananas nanicas em cubos pequenos

Preparo
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Junte todos os ingredientes no recipiente da batedeira e com o globo bata em velocidade alta até obter uma massa homogênea. Adicionar o fermento e bater por mais 2 minutos. Dispor em uma assadeira forminhas de papel manteiga. Preencher com uma concha até a metade das mesmas. Assar por aproximadamente 20 minutos. O tempo depende do seu forno, por isso cheque sempre; enfie delicadamente um palito de dente em um dos cupcakes, quando este sair limpo é porque está bom. Quando assar, retire do forno e coloque sobre uma grelha para esfriar. Para a cobertura, bata na batedeira em velocidade baixa o cream cheese, o mel e as bananas, apenas para misturar. Quando o cupcake estiver frio, espalhe a cobertura como quiser em cima ou sirva à parte 

Descubra seu
peso ideal

Saiba se você está acima
ou abaixo do peso.

Ex: 75,5kg, 1,70m

Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X