Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar

Beber chá antes de cada refeição ajuda a emagrecer

Conheça benefícios que algumas ervas trazem para quem está de dieta

Por Minha Vida - publicado em 22/11/2010


A expressão "esse chá faz milagre" é antiga, mas continua em alta até hoje. A sábia recomendação é do tempo em que as receitas caseiras eram usadas como uma alternativa aos remédios. O tempo passou, mas os chás não saíram de moda. Talvez tenham mudado de público. Ou melhor: eles passaram a contemplar um leque maior de interessados em provar determinadas infusões. O motivo? Aquele que assola mais da metade da população brasileira: o sobrepeso. Das 100 mil espécies vegetais existentes no Brasil, apenas 1% delas foi estudada sob o ponto de vista medicinal. Ainda é pouco, mas já é o suficiente para atrair interessados.

Como agem os chás emagrecedores
As ervas que podem auxiliar no processo de emagrecimento são as desintoxicantes, digestivas, diuréticas ou calmantes. "Quando imersas em água quente, elas liberam alguns princípios ativos que agem diretamente no metabolismo, o que regula sua atividade acelerando emagrecimento", explica a Ph.D em nutrição Andrea Frias, coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita. "O principal papel das ervas é ajustar o organismo e, consequentemente, dar fim ao desequilíbrio que gera o aumento de peso", diz. 

Conheça os benefícios dos chás - Foto: Getty ImagesChá ajuda na dieta

Outro fator importante e que gera resultado para quem bebe infusões frequentemente está ligado à diluição da porção de outros alimentos durante as refeições.

Alguns tipos de chás são ricos em fibras solúveis. Eles absorvem água, formando uma espécie de gel. Ao cair no estômago e no intestino, os espaços vão sendo preenchidos, criando a impressão de volume, o que aumenta a sensação de saciedade.

Além disso, alguns chás, por serem diuréticos, ajudam na perda de peso pois promovem a drenagem de líquidos das células, diminuem o peso corporal e, consequentemente, abaixam o ponteiro da balança.

Aliado da dieta
Nenhuma dieta que prevê a bebida como elemento emagrecedor terá resultado sem que a pessoa esteja atenta também a outras questões do seu dia a dia. Além de prestar atenção nos alimentos ricos em açucares e gorduras, é de fundamental importância para quem quer perder peso realizar uma atividade aeróbica.

Seja ela uma simples caminhada para ativar o metabolismo ou alguns minutos na esteira ou pedalando uma bicicleta na rua. Aí sim, uma xícara de chá antes de cada refeição poderá satisfazer quem ainda tem medo de subir na balança.

Calcule seu peso ideal

Saiba se você está acima
ou abaixo do peso.

Ex: 75,5kg, 1,70m

Faça em casa
Testar a eficiência de um chá emagrecedor não demanda muito trabalho. Você pode fazer em casa. Basta colocar uma colher (de chá) das seguintes ervas: chá verde, espinheira-santa, carqueja, hibisco, abacateiro, alcachofra e cavalinha. Depois, ferva um litro de água filtrada e despeje sobre as ervas.

Tape o recipiente por 8 a 10 minutos antes de coar. A bebida pode ser ingerida quente, morna ou gelada, mas recomenda-se não adoçar. O ideal é preparar uma dose a cada dia para utilizar a infusão bem fresca. De qualquer forma, o chá não deve ser consumido após 48 horas do preparo. O consumo de 6 xícaras diárias é suficiente para trazer bons resultados. 


Faça sua avaliação de peso. É rápida e gratuita Seu peso dos sonhos é o ideal para você?

Responda a avaliação e descubra se seu peso
atual e sua meta de emagrecimento são saudáveis.

Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."