publicidade

Substitua o queijo amarelo pelo cottage

Ele é uma boa fonte de cálcio e tem menos gordura

Por Roberta Lemgruber - publicado em 02/02/2011


O cottage está cada vez mais na lista de indicações dos nutricionistas. Com poucas calorias e gorduras, ele pode ser um grande amigo do seu regime. "A menor quantidade de gorduras do cottage faz com que ele tenha menos calorias, ajudando no emagrecimento ou controle do peso", ressalta a nutricionista chefe do Dieta e Saúde, Roberta Stella.

Além disso, a famosa proteína whey protein, encontrada em abundância nesse queijo, contém o aminoácido BCAA, que é de fácil absorção e ajuda a reduzir gordura e evitar a perda muscular. De acordo com o nutrólogo Roberto Navarro, quem está com colesterol alto deve evitar o leite integral e os queijos amarelos, pois eles são ricos em gordura saturada.  

cottage

Já a escolha de queijos brancos com baixo teor de gordura (o cottage é um deles!) não têm nenhuma contra-indicação. A seguir, conheça todos os benefícios do cottage e as diversas de formas de inseri-lo em sua dieta.

Ele é pouco calórico mesmo? Qual a quantidade recomendada?

A principal preocupação de quem faz regime é saber quantas calorias (ou pontos) e gorduras têm os alimentos que vão ser consumidos. No caso do cottage, depende do tipo de leite que foi usado em sua fabricação.

Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, existem dois tipos de queijo cottage: o que é feito com leite semi-desnatado (2% de gordura) tem o valor calórico de 90 kcal para cada 100 gramas - uma colher de sopa tem aproximadamente 30 gramas. O outro é feito com leite desnatado (1% de gordura) e tem o valor calórico de 70 kcal para cada 100 gramas. 

cottage

O especialista ainda alerta para a diferença entre a quantidade de gordura dos dois tipos de cottage. Se feito com leite desnatado, cada 100 gramas tem 1 grama de gorduras totais (0,63g de saturada; 0,28g de monoinsaturada e 0,09g de poli-insaturada). Se feito com leite semidesnatado, são 2 gramas de gorduras totais.

Dentro do sistema da Dieta dos Pontos do programa do Dieta e Saúde, o queijo cottage, devido a sua baixa quantidade de calorias e gorduras, apresenta somente 1 ponto por fatia (30 gramas). A nutricionista chefe do programa alimentar, Roberta Stella, recomenda de 2 a 3 porções de leites e derivados por dia e dá a dica: "Pode consumir essa quantidade de cottage, inserindo também, leite desnatado e iogurtes durante o dia para atingir essa recomendação". 

cottage

Desfrute dos benefícios desse queijo!

Pesquisas recentes revelaram que uma dieta pobre em cálcio pode aumentar a tendência ao ganho de peso. "Por isso, não devemos esquecer que o leite e derivados são excelentes fontes deste nutriente", ressalta o nutrólogo Navarro.

"Outro benefício do leite e derivados é o fato de colaborarem para um bom desenvolvimento da flora prebiótica no intestino, que é responsável pela saúde intestinal, absorção de nutrientes (inclusive o próprio cálcio) e pela eficiência imunológica. E não devemos esquecer também da importância do cálcio para a saúde óssea e dentária", aponta o especialista.

O cottage tem uma baixa quantidade de gorduras saturadas (gorduras relacionadas com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares). Assim, ele é uma excelente opção para a saúde, além de colaborar no controle do peso. 

Calcule seu peso ideal!

Saiba se você está acima
ou abaixo do peso.

Ex: 75,5kg, 1,70m

Como colocá-lo na dieta? O cottage é um alimento versátil que pode ser ingerido das mais diferentes formas. É possível utilizá-lo em vários tipos de preparações como, por exemplo, recheios para sanduíches, tortas, patês e base de molhos, explica a nutricionista do Dieta e Saúde, Roberta Stella.

Além disso, ele pode ser consumido em saladas, recheio de massas e tortas salgadas (com massas integrais, sempre que possível).

Também existem formas menos usuais e muito saborosas de inseri-lo na dieta. "Ele pode servir de recheio em panquecas, quiches e até em sobremesas, como por exemplo, creme de cottage com frutas vermelhas", ressalta a nutricionista Carla Fiorillo. 

cottage

Lasanha de beringela com queijo cottage

Ingredientes:
2 berinjelas médias cortadas em tiras finas
noz-moscada moída a gosto sal a gosto
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1½ xícara (chá) de queijo cottage
3 colheres (sopa) de manjericão picado
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
4 tomates médios picados em cubos pequenos
1 dente de alho amassado
1 cebola média picada

Modo de preparo: Ligue o forno à temperatura média. Cozinhe as fatias de berinjela no vapor até ficarem al dente. Reserve a berinjela sobre um pano seco. Numa frigideira, refogue o alho, a cebola e os tomates em 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Acrescente o manjericão, misture com cuidado e acerte o sal. Retire do fogo. Unte uma assadeira refratária (30 cm x 20 cm) com 1 colher (sopa) de azeite de oliva e monte camadas alternadas de berinjela, queijo cottage e o refogado de tomate. Por fim, polvilhe o parmesão misturado com a noz-moscada e regue com o azeite de oliva restante. Leve ao forno por 35 minutos, ou até a superfície dourar. Retire do forno e sirva quente ou fria. Rendimento: 8 porções. 

Molho para salada com queijo cottage

Ingredientes:
1 colher (sopa) de manjericão fresco picado
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 dente de alho amassado
3/4 xícara (chá) de queijo cottage
1 pitada de sal ou à gosto
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
1/2 xícara (chá) de suco de laranja

Modo de preparo: Em uma tigela, misture todos os ingredientes e bata bem com um batedor de mão por dois minutos ou até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Leve à geladeira por 1 hora. Este molho é um bom acompanhamento para salada de folhas e legumes.  

Taça de creme de cottage com amoras e ganache de chocolate meio amargo

Ingredientes:

Creme:

1 xícara de cottage
2 colheres de sopa de creme de leite light
3 colheres de sopa de leite desnatado
4 colheres de sopa de geléia de amoras light

Bata tudo no liquidificador e leve a geladeira por no mínimo 1 hora, até ficar bem gelado.

Ganache: 100 g de chocolate em barra meio amargo 1/2 xícara de creme de leite light Para montar: 10 amoras

Modo de preparo: Leve o creme de leite ao forno microondas ou ao banho-maria até ficar morno, acrescente o chocolate e deixe até derreter (no micro por 40 segundos e depois mexer até ficar cremoso). Espere esfriar. Em taças, intercale as camadas de creme de amora e chocolate. Coloque as amoras por cima. Sirva. Agora, uma dica: monte a taça quando o creme de amoras estiver já bem gelado, acrescente o ganache morno e sirva, vai ficar duas temperaturas e o chocolate não vai endurecer no caso de levar a taça para a geladeira. Intercale camadas de creme, amoras e ganache, se quiser uma sobremesa mais leve, coloque o chocolate apenas no fundo e cubra com o creme, ele ficou bom sozinho também.

*receitas fornecidas pela nutricionista Carla Fiorillo.  


Faça sua avaliação de peso. É rápida e gratuita Seu peso dos sonhos é o ideal para você?

Responda a avaliação e descubra se seu peso
atual e sua meta de emagrecimento são saudáveis.

Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X