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Elimine a acne com esses seis nutrientes

Peixe, castanhas e outros alimentos ajudam a pele a se recuperar de espinhas

POR CAROLINA SERPEJANTE - atualizado em 13/12/2013


Terror das festas e maior pesadelo dos adolescentes, a acne acontece porque algumas glândulas da pele começam a produzir sebo demais, que obstrui os poros e serve de alimento para bactérias presentes na pele. Isso tudo gera uma inflamação - os famosos cravos e espinhas.

Além de cuidados diários - como limpar a pele do rosto com um sabonete específico para pele oleosa ou acneica, evitar dormir com maquiagem e usar filtro solar oil free todos os dias -, a alimentação também influencia o aparecimento ou não da acne. "O importante é manter sempre uma alimentação balanceada, já que nutrientes isolados não necessariamente provocam efeitos", afirma o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital São Luiz. Ele e outros especialistas indicam quais são os melhores nutrientes para quem tem pele acneica. 

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água - foto Getty Images

Água
"Uma hidratação adequada ajuda a eliminar as toxinas que podem causar problemas de pele", afirma a nutróloga a dermatologista Daniela Hueb, da Clínia Daniela Hueb de estética. Quanto mais hidratada estiver a pele, mais viçosa e fortalecida ela ficará, e isso impede que a produção de oleosidade fique desequilibrada. "A pele desidratada pode ficar manchada e descamada", alerta Daniela. Segundo ela, a recomendação é ingerir cerca de dois litros de água por dia. 

vitamina a - foto Getty Images

Vitamina A
De acordo com a nutróloga e dermatologista Daniela Hueb, essa vitamina ajuda a pele na medida em que diminui a produção de sebo das glândulas sebáceas, tornando a pele menos oleosa e inibindo a formação da acne.

"A vitamina A possui substâncias chamadas rodoxinas, que participam ativamente da recomposição celular, além de ter poder antioxidante", afirma o nutrólogo Celso Cukier. Boas fontes desse nutriente são salmão, cenoura, espinafre e brócolis. 

ostras - foto Getty Images

Zinco
Por conta de seu poder anti-inflamatório e antioxidante, esse nutriente atua na pele criando um ambiente inóspito para o crescimento das bactérias causadoras das espinhas, além de ajudar a acalmar uma pele irritada. "Porém, essa ação é incerta, mais pesquisas são necessárias para comprovar a eficácia do zinco no controle da acne", conta a nutrólogo Celso Cukier. O zinco é encontrado em ostras, castanha do Pará e gérmen de trigo.  

laranja - foto Getty Images

Vitaminas E e C
Os antioxidantes dessas vitaminas têm um efeito calmante sobre a pele. "A vitamina C fortalece a imunidade do corpo e protege a pele das radiações solares", afirma a nutróloga Daniela Hueb. "Ela também tem um efeito anti-inflamatório, que ajuda a cicatrização e prevenção da acne."

De acordo com o nutrólogo Celso Cukier, a vitamina C participa ativamente da produção do colágeno, uma das principais substâncias de sustentação da pele. É por isso que a deficiência desse nutriente pode levar à acne, assim como o seu consumo regular pode diminuir a incidência.

Já a vitamina E é rica em antioxidantes e atua na regulação hormonal, evitando a acne. Fontes de vitamina C incluem laranjas, limões, mamão e acerola. Você pode obter a vitamina E a partir de batata-doce, nozes, azeite de oliva, sementes de girassol, abacate, brócolis e folhas verdes.  

Selênio - foto Getty Images

Selênio
Ele tem propriedades antioxidantes que ajudam a proteger a pele dos danos dos radicais livres. Pesquisadores de uma Universidade na Suécia analisaram 42 homens e 47 mulheres e verificaram que aqueles que consumiram selênio juntamente com a vitamina E, durante 12 semanas, apresentaram melhorias na pele, principalmente na acne.

De acordo com a nutróloga Daniela Hueb, o selênio não é específico para acne - ele faz bem para a pele como um todo. Alimentos fontes de selênio incluem germén de trigo, atum, salmão, alho, castanha do Brasil, ovos e arroz integral. 

salmão - foto Getty Images

Ômega 3
"Esse tipo de gordura combate o envelhecimento e melhora a circulação do organismo", conta a nutróloga Daniela Hueb. Ao melhorar a circulação, o ômega 3 faz com que nutrientes e oxigênio cheguem mais rápido à pele por meio do sangue. "Ele também participa do processo de renovação celular, mantendo a pele sempre nova e limpa", completa Daniela.

Você pode obter o ômega 3 ingerindo peixes - como salmão e sardinha -, óleo de linhaça, nozes, sementes de girassol e amêndoas. 

doce ou maçã - foto Getty Images

Fuja de açúcares simples e gorduras saturadas
A nutricionista Daniela Hueb explica que o açúcar refinado exige muita insulina para ser digerido pelo organismo. "Esse hormônio pega a glicose que está no sangue e coloca dentro das células, o que pode gerar inflamações, derrubar nossa imunidade e favorecer o aparecimento tanto da acne quanto de outros problemas de pele", diz a especialista.

Segundo o nutrólogo Celso Cukier, pessoas que já têm predisposição à acne também devem evitar gorduras saturadas, pois elas alteram a produção hormonal, aumentando o risco de aparecerem espinhas. "É uma ação conjunta - pessoas que consomem muito açúcar e gorduras saturadas, mas poucas vitaminas, possuem riscos maiores ainda de apresentarem acne", explica.  

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