Elimine a acne com esses seis nutrientes

Peixe, castanhas e outros alimentos ajudam a pele a se recuperar de espinhas

POR CAROLINA SERPEJANTE - ATUALIZADO EM 05/01/2016

Terror das festas e maior pesadelo dos adolescentes, a acne acontece porque algumas glândulas da pele começam a produzir sebo demais, que obstrui os poros e serve de alimento para bactérias presentes na pele. Isso tudo gera uma inflamação - os famosos cravos e espinhas.

Além de cuidados diários - como limpar a pele do rosto com um sabonete específico para pele oleosa ou acneica, evitar dormir com maquiagem e usar filtro solar oil free todos os dias -, a alimentação também influencia o aparecimento ou não da acne. "O importante é manter sempre uma alimentação balanceada, já que nutrientes isolados não necessariamente provocam efeitos", afirma o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital São Luiz. Ele e outros especialistas indicam quais são os melhores nutrientes para quem tem pele acneica. 

Fuja de açúcares simples e gorduras saturadas

A nutricionista Daniela Hueb explica que o açúcar refinado exige muita insulina para ser digerido pelo organismo. "Esse hormônio pega a glicose que está no sangue e coloca dentro das células, o que pode gerar inflamações, derrubar nossa imunidade e favorecer o aparecimento tanto da acne quanto de outros problemas de pele", diz a especialista.

Segundo o nutrólogo Celso Cukier, pessoas que já têm predisposição à acne também devem evitar gorduras saturadas, pois elas alteram a produção hormonal, aumentando o risco de aparecerem espinhas. "É uma ação conjunta - pessoas que consomem muito açúcar e gorduras saturadas, mas poucas vitaminas, possuem riscos maiores ainda de apresentarem acne", explica.  

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não