Amariles e mais 3 pessoas perguntaram:

Como controlar a ansiedade e manter o peso?

  • Respondido em 13/05/2014
    Ana Beatriz Cintra Psicologia - CRP 06/66071/SP
    Olá,

    Primeiramente é necessário descobrir o quê e porquê algo lhe causa ansiedade e trabalhar mecanismos de enfrentamento para mudar esse quadro. Enquanto isso, um psiquiatra pode prescrever um ansiolítico para regular a fome.

  • Respondido em 13/05/2014
    Luciana Kotaka Psicologia - CRP 6502-1/PR
    Olá,

    A ansiedade é uma reação normal na vida das pessoas, porém quando ela interfere na quantidade de comida ingerida aumentando o peso corporal é necessário buscar o apoio psicológico.
    Na terapia vamos identificar quais são as situações que levam a uma ansiedade elevada e moldar os comportamentos de forma a não usar a comida como forma de amortizar a ansiedade.
    Quando essa ansiedade é muito alta muitas vezes é necessário o acompanhamento de um psiquiatra, que é o médico especialista para essa situação, caso seja necessário poderá prescrever medicações para o quadro apresentado.
    Outras formas de diminuir a ansiedade é a prática de Yôga e ou atividades que auxiliem o relaxamento.

    Um abraço
    Luciana Kotaka

  • Respondido em 13/05/2014
    Raquel Baldo Psicologia - CRP 79518/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Muitas vezes o descontrole alimentar e o excesso de peso pode ser um sintoma de um quadro Ansioso intenso. Fazer regimes, dietas, exercícios e mudar por conta própria o estilo de vida, normalmente acaba não resolvendo ou mesmo não sendo estável. A pessoa até emagrece contém seu peso por um tempo, mas depois retoma ao quadro anterior de descontrole, pois na verdade sua alimentação descontrolada indica não se tratar apenas de reeducação alimentar ou física, mas sim de uma necessidade de controle ansioso.
    Primeiramente analise seu caso. Veja se seu peso está muito acima, entenda o que consome em sua alimentação, a quantidade e encaixe atividades físicas em sua vida. Para este controle alimentar e físico, muitas vezes é necessário a atuação de um Nutrólogo ou um Endócrino.

    Depois entenda sua ansiedade. A Ansiedade é importante em nossa vida, pois necessitamos dela para levantar da cama, fazer nossas atividades do dia a dia, trabalhar, comer e até para dormir. Quando a ansiedade atrapalha nossa rotina nos levando a cargas de estresse ou a descontroles, precisamos observar melhor e verificar se há necessidade de ajuda.
    tente entender porque sua ansiedade está tão intensa? Será que é o momento de vida, ou seja, algo que pode ser passageiro?. Ou sera algo recorrente ?
    Somente entendendo o que, como e quando acontece, é que a ansiedade pode ser estudada, naquela pessoa e então trabalhada.

    Quando estamos ansiosos tendemos a buscar fontes de alivio para nos acalmar e é muito comum recorrer a comida, pois aprendemos desde bebês a nos acalmar, colocando algo na boca como chupeta ou mesmo mamando. Estamos falando então de um hábito (fase oral) praticamente instintivo e por isso tão difícil de se conter, mas não imposível.
    É preciso amadurecer o emocional e encontrar novas fontes de alivio para as tensões que enfrentamos ao longo do dia.
    O que pode ajudar é tentar buscar novos hábitos e rotinas de vida que redirecionem o descontrole ansioso (da comida) e alivie o organismo.
    Encontrar atividades que gere prazer, relaxamento e satisfação, (música, danças, leituras, esportes, conversas...). Alguma atividade que possa compensar suas tensões quando for necessário sem ser a comida.
    Tente não comparar os efeitos também, pois comer gera prazer imediato e as demais atividades (não orais) não são assim. Levam tempo para fazer nos sentir bem, muitas vezes não oferecem grandes picos de prazer, mas podem sim gerar alivio, bem estar e se manter estável. E sera esta estabilidade de prazer, vinda de outras fontes, que poderá te ajudar a controlar seus hábitos alimentares.
    Este processo de controle, não é nada fácil e normalmente requer apoio profissional, para ajudar com suas particularidades, angustias, entender seus boicotes e a encontrar seus sucessos. Um psicólogo tende ajudar muito na melhor compreensão do quadro ansioso e consequentemente no controle de seus sintomas, como o alimentar.
    Espero ter ajudado
    Atenciosamente

  • Respondido em 25/06/2017
    Adriana de Araújo Psicologia - CRP 56802/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Para manter o peso é fundamental que haja um equilíbrio físico e emocional. Avalie sua saúde como um todo para ter certeza que seus sintomas estão compreendidos e tratados na raiz, na causa do problema. São inúmeras questões ligadas ao devolver da ansiedade. O melhor é investigar e entender o que está havendo para ter esse tipo de resposta emocional a situações da vida. A cura pode e deve acontecer.
    Existem muitas causas para alguém desenvolver respostas de ansiedade. Vou falar mais sobre o tema para que você possa escolher melhores ideias para se ajudar no processo de cura. Para poder acabar e tratar a ansiedade é importante não só entender o que é, mas como isso afeta sua vida diretamente, pois os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. No geral, a ansiedade é a resposta a sentimentos e pensamentos que acompanham as pessoas ao longo da vida, ou seja, é algo normal, porém pode estar intensificado, causando mal estar e grande desconforto.
    Ansiedade dosada é boa, em excesso faz mal. Ou seja, a ansiedade em si, não é mesmo o problema, mas a intensificação dos sintomas, sim, impedindo a pessoa de viver de forma plena e segura. É natural sentirmos ansiedade em determinados momentos, por exemplo, numa experiência nova, como uma prova, um teste, ou algo que temos que expor uma ideia ou apresentação. Mas esse sentimento é negativo ou paralisante, algo está errado. A ansiedade pode causar muitos sintomas físicos ruins, além dos emocionais que afetam a qualidade das ideias, escolhas e ações.
    Muitas pessoas sentem-se ansiosa por não saberem lidar com o grau de exigência pessoal, por não conseguir organizar-se dentro do tempo necessário para as coisas e também pela preocupação excessiva com o futuro. Quem perde o foco no agora, pode ficar mais preocupado e ansioso. Pode parecer um pouco difícil tratar e se livrar de vez da ansiedade, mas com um pouco de disciplina, auto percepção, tratamento especializado, você poderá se curar e sentir-se bem melhor com isso tudo. Algumas pessoas, aprendem esse comportamento, por exemplo, com os pais, sem perceber que essa não é a melhor resposta a ser dada. Quando se está com medo, também há uma resposta de ansiedade. Assim, como a impaciência e nervosismo.
    O transtorno da ansiedade generalizada, é um distúrbio caracterizado por sintomas, como:
    - mente agitada;
    - preocupação excessiva com o futuro;
    - coração acelerado;
    - tremor nas mãos;
    - tremor nas pernas;
    - tremor no corpo;
    - expectativa negativa sobre algo;
    - angústia e apreensão;
    - dificuldade de controlar pensamentos acelerados;
    - cansaço excessivo;
    - dificuldade de concentração;
    - humor alterado;
    - irritação (falta de paciência) - que pode levar a brigas e desentendimentos;
    - agressividade;
    - rubor;
    - suor excessivo;
    - tensão muscular;
    - dificuldade de relaxar;
    - ações compulsivas e impensadas;
    - ganho ou perda de peso.
    O ideal é você entender quais pontos lhe causam maior preocupação. Como você lida com a ansiedade do seu dia a dia? Como você tem organizado suas ações para que possa combater a tensão?
    Para alívio e cura dos sintomas, sugiro técnicas de relaxamento corporal, respiração, atividade física, hipnose, meditação, psicoterapia e uma boa avaliação com um médico ou psicólogo que será capaz de indicar um tratamento qualificado para você. Uma dessas técnicas, como a hipnose, por exemplo, ou mais quando combinadas e indicadas por um profissional qualificado surtirá efeito na cura e bem estar. No meu site curadalma você encontra um áudio de hipnose para uso complementar de cura da ansiedade, é um material que pode ser adquirido para atura em parceria com o tratamento feito. Sua melhora virá e os benefícios serão rapidamente sentidos.
    Boa sorte! Sucesso naquilo que você busca e até breve!