Amariles e mais 3 pessoas perguntaram:

Como controlar a ansiedade e manter o peso?

  • Respondido em 13/05/2014
    Ana Beatriz Cintra Psicologia - CRP 06/66071/SP
    Olá,

    Primeiramente é necessário descobrir o quê e porquê algo lhe causa ansiedade e trabalhar mecanismos de enfrentamento para mudar esse quadro. Enquanto isso, um psiquiatra pode prescrever um ansiolítico para regular a fome.

  • Respondido em 13/05/2014
    Luciana Kotaka Psicologia - CRP 6502-1/PR
    Olá,

    A ansiedade é uma reação normal na vida das pessoas, porém quando ela interfere na quantidade de comida ingerida aumentando o peso corporal é necessário buscar o apoio psicológico.
    Na terapia vamos identificar quais são as situações que levam a uma ansiedade elevada e moldar os comportamentos de forma a não usar a comida como forma de amortizar a ansiedade.
    Quando essa ansiedade é muito alta muitas vezes é necessário o acompanhamento de um psiquiatra, que é o médico especialista para essa situação, caso seja necessário poderá prescrever medicações para o quadro apresentado.
    Outras formas de diminuir a ansiedade é a prática de Yôga e ou atividades que auxiliem o relaxamento.

    Um abraço
    Luciana Kotaka

  • Respondido em 13/05/2014
    Raquel Baldo Psicologia - CRP 79518/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Muitas vezes o descontrole alimentar e o excesso de peso pode ser um sintoma de um quadro Ansioso intenso. Fazer regimes, dietas, exercícios e mudar por conta própria o estilo de vida, normalmente acaba não resolvendo ou mesmo não sendo estável. A pessoa até emagrece contém seu peso por um tempo, mas depois retoma ao quadro anterior de descontrole, pois na verdade sua alimentação descontrolada indica não se tratar apenas de reeducação alimentar ou física, mas sim de uma necessidade de controle ansioso.
    Primeiramente analise seu caso. Veja se seu peso está muito acima, entenda o que consome em sua alimentação, a quantidade e encaixe atividades físicas em sua vida. Para este controle alimentar e físico, muitas vezes é necessário a atuação de um Nutrólogo ou um Endócrino.

    Depois entenda sua ansiedade. A Ansiedade é importante em nossa vida, pois necessitamos dela para levantar da cama, fazer nossas atividades do dia a dia, trabalhar, comer e até para dormir. Quando a ansiedade atrapalha nossa rotina nos levando a cargas de estresse ou a descontroles, precisamos observar melhor e verificar se há necessidade de ajuda.
    tente entender porque sua ansiedade está tão intensa? Será que é o momento de vida, ou seja, algo que pode ser passageiro?. Ou sera algo recorrente ?
    Somente entendendo o que, como e quando acontece, é que a ansiedade pode ser estudada, naquela pessoa e então trabalhada.

    Quando estamos ansiosos tendemos a buscar fontes de alivio para nos acalmar e é muito comum recorrer a comida, pois aprendemos desde bebês a nos acalmar, colocando algo na boca como chupeta ou mesmo mamando. Estamos falando então de um hábito (fase oral) praticamente instintivo e por isso tão difícil de se conter, mas não imposível.
    É preciso amadurecer o emocional e encontrar novas fontes de alivio para as tensões que enfrentamos ao longo do dia.
    O que pode ajudar é tentar buscar novos hábitos e rotinas de vida que redirecionem o descontrole ansioso (da comida) e alivie o organismo.
    Encontrar atividades que gere prazer, relaxamento e satisfação, (música, danças, leituras, esportes, conversas...). Alguma atividade que possa compensar suas tensões quando for necessário sem ser a comida.
    Tente não comparar os efeitos também, pois comer gera prazer imediato e as demais atividades (não orais) não são assim. Levam tempo para fazer nos sentir bem, muitas vezes não oferecem grandes picos de prazer, mas podem sim gerar alivio, bem estar e se manter estável. E sera esta estabilidade de prazer, vinda de outras fontes, que poderá te ajudar a controlar seus hábitos alimentares.
    Este processo de controle, não é nada fácil e normalmente requer apoio profissional, para ajudar com suas particularidades, angustias, entender seus boicotes e a encontrar seus sucessos. Um psicólogo tende ajudar muito na melhor compreensão do quadro ansioso e consequentemente no controle de seus sintomas, como o alimentar.
    Espero ter ajudado
    Atenciosamente