Teste: Você tem mania de aplausos?

A busca por elogios pode ser prejudicial quando passa dos limites

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 10/06/2010

No teatro, quando o espetáculo encerra, os atores fecham os olhos rapidamente esperando pelo momento sublime em que sentirão que seu trabalho valeu à pena: os aplausos. Mas, não são só os artistas que precisam disso. Afinal, quem é que não gosta de ser elogiado e ter o esforço apreciado?

Porém, existem pessoas que estão sempre à procura de elogios e para tudo o que fazem precisam da aprovação do outro. Essa necessidade insaciável pode ser um transtorno de comportamento e, como tal, é altamente prejudicial àqueles que sofrem dele e com ele.

"A pessoa que só fica esperando pelo elogio do outro tem sua atitudes bloqueadas na medida em que ela deixa de viver experiências em diversas áreas, tanto sociais como profissionais", acredita a psicóloga Denise Pará Diniz, coordenadora do setor de gerenciamento e estresse e qualidade de vida, da Unifesp.

O excesso de expectativa com relação ao que os outros pensam ou precisam pensar pode fazer com que apareçam problemas físicos e psicológicos, como o estresse, a depressão, dores de cabeça, gastrite, dores lombares, entre outras. Por isso, é importante identificar quando essa atitude está fazendo mal.

"Ao perceber que algo está errado, separe um tempo sem pressa para fazer uma auto-análise. Tentar enxergar o que te prejudica e quais são as possibilidades reais de mudança é um exercício para reconhecer as sua necessidades. Caso você não consiga fazer isso sozinho (a), busque a ajuda profissional, como a terapia cognitivo-comportamental", aconselha Denise. A terapeuta lembra que qualquer transtorno de comportamento pode ser resolvido ou pelo menos melhorado com ajuda de um especialista.

Faça o teste e descubra se a sua relação com os elogios é saudável.

1/10

Alguém diz que você está bonita (o) hoje, como você age?

2/10

Você decidiu fazer dieta, mas por algum motivo acabou saindo um pouco da linha. O que você faz quando percebe o erro?

3/10

Se pudesse mudar uma coisa em você, o que seria?

4/10

Seu chefe te pede para ficar até depois do expediente para terminar algumas tarefas. O que você faz?

5/10

Você muda o visual, mas nenhum dos seus amigos nota. Você:

6/10

Durante a apresentação de um seminário, você?

7/10

Quando arruma um emprego novo:

8/10

Quando você vai a uma balada:

9/10

Quando erra, você:

10/10

Seus pais te elogiam com frequência?