Incentive seu bebê a comer sozinho com estes sete passos

Fazer sujeira e pegar os alimentos com a mão é fundamental para a criança

POR ANA PAULA DE ARAUJO - ATUALIZADO EM 02/03/2016

A partir dos oito meses de vida, os pequenos ganham mais coordenação motora e começam a querer comer sozinhos - um aprendizado saudável e necessário. "Uma criança consegue desenvolver suas habilidades à medida que a refeição tem novidades, novos sabores e cores", conta o nutrólogo Ary Cardoso, do Instituto da Criança do HC-FMUSP. "Se a introdução de alimentos variados for gradativa, ela fica curiosa e aprende a manipulá-los até conseguir segurar sozinha."

Com um ano e meio, o bebê já deve querer segurar a sua colherzinha. "Mas vale ressaltar que cada criança tem seu tempo e é preciso paciência com a bagunça", lembra a pediatra Wilma Hossaka, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. A seguir, veja o que os especialistas recomendam para incentivar seu pequeno a comer sozinho.

Deixe seu pequeno comer com as mãos

A primeira aventura de seu pequeno com a comida será com as mãos. Essa fase, segundo a pediatra Wilma Hossaka, é fundamental para que ele descubra a textura dos alimentos. "Os pais podem começar a dar alimentos com alguma consistência, como uma bolachinha, biscoito de polvilho, uma banana ou uma fatia pequena de maçã. A criança deve conseguir segurar o alimento sem esmagá-lo", afirma.