Teste de gravidez: como funciona o teste da farmácia

Entenda qual a melhor urina do dia para o teste e que significa quando a segunda risca sai borrada

POR NATHALIE AYRES - ATUALIZADO EM 05/09/2014

Quando uma mulher desconfia de que está grávida, existem várias questões em jogo: expectativas, vontade de manter o assunto primeiramente em privacidade, medos... Nesses casos, é muito comum a mulher, antes mesmo de ir ao médico, comprar um teste de farmácia. "O teste de farmácia é a forma mais rápida e prática de investigação da gravidez nos dias atuais pode sim ser o primeiro passo da mulher", afirma a ginecologista e obstetra Maíra Ramalho Rola, membro da diretoria da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (SGORJ).

Mas muitas vezes algumas dúvidas surgem ao fazer o teste sozinha. Por isso mesmo, conversamos com especialistas para entender melhor como funciona o teste de gravidez de farmácia e responder as principais questões. Confira:

Qual o grau de precisão do teste de gravidez?

Os laboratórios normalmente atribuem de 95 a 99% de eficácia ao teste. "Mas alguns cuidados, como fazer no dia certo, verificar o prazo de validade e seguir o passo a passo indicado na bula, são imprescindíveis para obter resultados mais confiáveis", ensina o ginecologista e obstetra Marcio Coslovsky, diretor médico da Primordia Medicina Reprodutiva. 

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não