Ver televisão antes de dormir pode interferir no sono das crianças

Estudo diz que comportamento agressivo e apatia são sintomas da falta de descanso

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 06/02/2013

Pesquisadores da University of Auckland, na Nova Zelândia, em parceria com a University of South Australia e a Flinders University, ambas na Austrália, descobriram que quanto mais tempo a criança passa assistindo televisão antes de dormir, menos horas ela dorme e mais ela sofrerá com os impactos da falta de sono. Os resultados foram publicados na edição de fevereiro do Pediatrics.

Para chegar a essa conclusão, os autores analisaram as atividades realizadas por mais de duas mil crianças nos 90 minutos que antecediam o horário de dormir. Eles também verificaram como esse tempo influenciava o adormecer. As crianças e adolescentes tinham idades entre cinco e 24 anos e todas moravam na Nova Zelândia.

O objetivo era verificar como as crianças gastavam o seu tempo à noite, incluindo alimentação, preparação para dormir, leitura ou realização dos deveres de casa e tempo assistindo televisão, jogando videogames, ouvindo música e realizando outras atividades. Os cientistas descobriram que, entre todas as crianças da amostra, a atividade que mais tomava tempo à noite era assistir televisão antes de dormir. O tempo gasto na atividade variava entre 30 e 90 minutos todas as noites. Como consequência, o início do sono das crianças que assistiam mais TV era adiado em até 13 minutos, se comparado com o tempo de início do sono dos pequenos que viam menos televisão. Parece pouco tempo, mas faz a diferença na qualidade do descanso.

Os especialistas afirmam que quanto menos tempo em frente à televisão, mais rapidamente a criança cai no sono e completa uma noite bem dormida, fator essencial para o seu desenvolvimento. Algumas consequências da falta de sono são falta de atenção durante o dia, agressividade e alterações de humor.

Aprenda a deixar a criança na cama sem arruaça na hora de dormir
As crianças sentem muito mais sono que os adultos e precisam de noites bem dormidas para garantir um bom desenvolvimento, afirma a psicoterapeuta Evelyn Vinocur, que apontou diversos fatores que prejudicam o descanso infantil, mostrando que os pais podem sim reverter essa situação. A especialista explica que o problema para essa aparente falta de sono está, muitas vezes, nos próprios adultos, que oferecem doses extras de energia para a criançada minutos antes da hora de dormir. Para evitar esses errinhos, confira as dicas da psicoterapeuta.

Horário


Usar o relógio como guia pode ajudar seu filho a ir para cama sem problemas. Quando a criança entende que ela tem hora pré-definida para dormir, ela naturalmente programa melhor o seu tempo e passa a dividir as suas tarefas dentro do período em que, certamente, fica acordada. Isso torna seu filho uma pessoa mais organizada e com melhor desempenho durante o dia. Quando ela aprende que existe um determinado horário para dormir, as desculpas acabam desaparecendo e o próprio organismo se adapta, fazendo com sono chegue no momento certo.