PUBLICIDADE

Saiba como preparar o banho do seu bebê

Especialistas dão dicas de segurança e explicam os macetes que toda mãe precisa conhecer

Muitas mães ficam inseguras no momento de dar banho no bebê. Sentir esse receio é normal, principalmente quando o primeiro filho nasce. Afinal, dá um medo danado que o bebê escorregue, comece a chorar, fique com água no ouvido ou simplesmente não goste da experiência. A cabeça cria um monte de empecilho e parece que não vai dar certo. Mas fica tranquila que vai sair tudo bem e com o tempo seu filho e você vão pegar o jeito.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Segundo o pediatra Benjamin Roitman, diretor da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, o banho é muito importante para a rotina do bebê, pois o contato com a água morna lembra o útero da mãe. "Recomendo banho todos os dias, pois é um momento muito agradável de relaxamento para o bebê", orienta.

Se você não estiver segura em dar banho no bebê sozinha, não tem problema, pode pedir ajuda. Pode ser a sua mãe, seu marido ou uma amiga que tenha mais experiência. As vezes é até melhor que o pai dê banho nos primeiros dias, pois é uma forma de dividir as tarefas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quando chegar o seu momento de dar banho no bebê é importante saber alguns macetes para tornar a experiência mais fácil. Por exemplo, o horário mais indicado, segundo Roitman é no período da noite. De preferência em um momento que você esteja com tempo para se dedicar ao pequeno. Além disso, tomar banho a noite também é uma forma de o bebê relaxar e dormir mais tranquilo depois de mamar.

A seguir a gente explica melhor como preparar o banho do seu bebê:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Organização do ambiente

Preparar o local do banho ajuda a evitar que algum item importante seja esquecido. Preparando tudo antes será possível manter 100% do seu foco no bebê. E acredite concentração fará toda a diferença. Além disso, não dá para deixar o bebê sozinho na banheira. Sendo assim, atenção aos detalhes é fundamental.

Primeiro pegue todos os itens necessários: sabonete neutro, shampoo de glicerina, cotonete, fraldas, toalhas, talco, algodão pomada para assadura e a roupinha que o bebê vai utilizar depois do banho. Deixe os itens de higiene ao seu alcance.

Feito isso é hora de preparar o banho. Certifique-se de que a banheira está em boas condições, sem rachaduras, peças soltas ou com pontas que podem machucar. Se estiver suja ou empoeirada, limpe o local com água e sabão neutro.

Preparando a banheira

Quando estiver tudo limpo, é hora de encher a banheira com a água do banho. Coloque água na banheira de forma que quando o bebê estiver sentadinho o nível da água não ultrapasse a região do umbigo. O ideal é que a temperatura da água fique entre 35ºC e 36ºC. Pode-se usar um termômetro de banheira ou o dorso do braço para sentir a temperatura da água.

A banheira deve ser confortável tanto para você quanto para o seu filho. A enfermeira Angela de Carvalho, do Hospital São Paulo, recomenda que ela fique mais ou menos na altura da sua cintura. "Certifique-se também de que ela está bem presa ao aparador", complementa. Outra dica importante é forrar o seu interior com uma toalha, caso a banheira não tenha antiderrapante que evite que o bebê escorregue. A profissional ainda aconselha os pais a comprarem banheiras com poucos vincos ou dobras, pois eles dificultam a limpeza.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A pediatra Lúcia Diehl da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul recomenda o uso de uma rede de proteção para evitar que o bebê escorregue na banheira no momento do banho.

Preparando o bebê para o banho

Pode acontecer de o bebê estar com resto de fezes ou urina antes do banho. Por isso é importante verificar se ele está limpo, para não sujar a água. Se ele estiver sujo, passe um algodão com água na região. Na sequência, tire toda a roupa e enrole-o em um pano ou uma manta para que ele não sinta frio.

Como dar banho no bebê

Segure-o em um de seus braços. Se possível, tento proteger os ouvidos com os dedos para que não entre água. Com a outra mão, comece a lavar a cabeça. Posicione a mão que irá banhá-lo em formato de concha e jogue uma pequena quantidade de água em sua cabeça ou despeje água com uma cumbuca. Feito isso, pegue uma pequena porção de shampoo e aplique sobre o couro cabeludo do bebê.

De acordo com Roitman, o ideal é começar o banho pela cabeça pois a água está totalmente limpa. Em seguida, é hora de lavar o rosto do bebê. Molhe um pano na água e com cuidado passe sobre a face do bebê. Também é possível molhar um algodão e passar sobre os olhinhos da criança. Faça movimentos delicados para higienizar a pele do rosto do bebê.

Feito isso, pode-se colocar o bebê dentro da banheira para dar banho no corpo. Certifique-se de que a água da banheira está com uma temperatura agradável. Tire o pano que está envolvendo o bebê e coloque-o sentadinho na água. É importante que com um dos seus braços você dê suporte para que ele não caia, por isso posicione seu braço ao redor da criança de forma que as costas e a cabeça fiquem seguros. Com a outra mão, cuidadosamente, esfregue a barriga. Na sequência, lave os braços, pernas e a genitália.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Agora é hora de lavar a parte de trás. Para facilitar, vire o bebê de bruços e apoie o corpo dele no seu braço. Roitman alerta que é muito importante cuidar para que o rosto do bebê fique longe d´água para evitar que seu filho engasgue com a água acidentalmente. Com o bebê virado, faça o mesmo procedimento enxágue as costas e o bumbum com água e sabonete neutro. É importante que a pele do pequeno não tenha contato direto com o sabonete. Sendo assim, passe um pouquinho na sua mão e depois aplique nele.

Imprevistos na hora do banho

É importante dizer que o seu filho pode sentir vontade de fazer cocô ou xixi no meio do banho. Se isso acontecer, interrompa o banho, higienize o bebê como de costume, troque a água e limpe a banheira. Esse tipo de situação não costuma acontecer nos filmes, mas na vida real cocô e xixi estão sempre presentes. Portanto, esteja preparada para esse momento.

Da mesma forma pode acontecer de o bebê chorar durante o banho. Isso quer dizer que ele não gosta de banho, que tem algo errado ou que você não leva jeito? Claro que não. Na verdade, o que pode estar acontecendo é uma situação chamada "reflexo de Moro". Essa condição é um reflexo normal em todo bebê recém-nascido. Ela costuma acontecer quando a criança apoia bruscamente suas costas em uma superfície. Com isso, devido a abdução e extensão brusca dos bracinhos, o bebê costuma apresentar um choro forte. Se ele chorar, procure desencostar um pouco as costas dele da banheira. Isso deverá ajudar.

Como secar o bebê

"O bebê deve ter uma toalha exclusiva de algodão bem macio, similar àqueles paninhos que usamos de fralda", conta a enfermeira Angela de Carvalho. Logo que terminar o banho, envolva a criança nessa toalha, secando primeiro a sua cabeça e, depois, seu corpo. Não se esqueça de tirar a umidade das dobrinhas e entre os dedos. Para secar a orelha, use bolinhas de algodão em vez de cotonetes, pois a haste destes é bastante perigosa e pode causar infecções. Se possível, faça tanto a secagem quanto a troca no mesmo local do banho, para que o bebê não seja exposto a correntes de ar.