Leve seu bebê à praia sem risco de desidratação

Veja como proteger seu filho contra os perigos do verão

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 21/11/2008

Eles adoram a farra: muito espaço para brincar, água à vontade e pouca roupa. Mas, para levar os bebês à praia, é preciso tomar muitos cuidados. Começando pela idade em que o passeio está permitido. "Antes dos seis meses, isso não é indicado", afirma a pediatra Fátima Avelino, da Sociedade Brasileira de Pediatria. "A pele da criança é muito sensível e pode reagir mal ao sal do mar". Na entrevista a seguir, a especialista dá todas as dicas para você aproveitar o verão com seus filhos de maneira segura e protegida.

A partir de que idade o bebê pode ir à praia?
Depois de seis meses, antes disso ele ainda tem a pele muito sensível à água salgada do mar.

Que protetor solar ele deve usar?
Um protetor que contenha filtro com fator de proteção acima de 15, registrado para uso infantil, e que ofereça proteção contra raios ultravioletas A e B, que são prejudiciais para a pele e podem provocar até câncer de pele, futuramente.

A mãe deve deixar a criança com ou sem fraldas na areia?
A criança deve usar alguma roupa como proteção, prevenindo doenças de pele provenientes da areia, tipo micose ou bicho geográfico.

Bebê - praia
Bebê - praia

Na volta para casa, como fazer para evitar assaduras?
O procedimento é o normal que se faz no dia a dia, com bastante higiene local, sem deixar a pele em contacto com as fezes e urina por muito tempo, além do uso de pomadas ou cremes próprios, indicados pelo pediatra.

O bebê pode tomar sol?
A criança deve tomar, no máximo, 20 minutos de sol antes das 10h ou após as 16h. Fora isso, o melhor é ficar na sombra se não houver jeito de voltar para casa. Seguindo essas orientações, não risco de desidratação.


Uma criança que se alimenta só de leite materno precisa beber água se vai à praia?
Até os seis meses de idade, a criança só precisa do leite materno. Mesmo nos estados do Nordeste brasileiro, onde é muito quente, ela não precisa tomar água durante esta fase, porque o próprio leite já contém bastante água. A recomendação para levar a criança à praia é somente depois de seis meses, quando a mãe já introduziu outros alimentos na dieta infantil. Então, o consumo de água está liberado. 

O chapeuzinho é indicado ou só esquenta a cabeça dela?
Sim, o chapéu é uma proteção a mais para o rosto do bebê e também para a cabeça.

No caso das piscinas, o cloro agride a pele da criança?
Sim o cloro agride a pele da criança e pode até provocar dermatite de contacto. Hoje em dia, há piscinas à base de água salicilada, menos agressiva para a pele de crianças menores.

Depois de entrar no mar, o bebê deve ser lavado com água doce?
Sim, ela precisa tomar banho com água doce para tirar o sal impregnado, prevenindo irritações e coceiras, além de ardência. 

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não