publicidade

Reversão de Vasectomia: o homem pode recuperar a fertilidade

Homens que se arrependem da vasectomia podem reverter a cirurgia e tentar ter filhos


O que é a Reversão de Vasectomia

Para entender como funciona a reversão, é preciso saber primeiro o que é a vasectomia. O tratamento feito por homens que não querem mais ter filhos. A cirurgia consiste em um corte na bolsa testicular, que interrompe a passagem de espermatozoides pelos dois canais deferentes. O sêmen continua sendo expelido na relação, mas sem gametas. Esse procedimento, porém, pode ser revertido em alguns casos, através de uma cirurgia um pouco mais complexa, que envolve a religação desses canais. 

Outros nomes

Vaso-vasostomia, vaso-epididimostomia, recanalização de deferentes                                         

Como é feita a Reversão de Vasectomia

Para tanto, é preciso reconectar as duas partes dos canais deferentes anteriormente separadas, o que só é possível quando o corte não foi muito grande. Para isso, é feita uma microcirurgia, em que é preciso fazer uma pequena incisão no saco escrotal, de 3 a 5 centímetros. As pontas dos canais deferentes são localizadas e preparadas para o procedimento, que consiste na costura, também chamada de sutura, das duas partes. Ela é feita com fios finos e usando um microscópio. Depois o saco escrotal é costurado novamente.

O procedimento é feito com anestesia geral, mas sem intubação, e sim com máscara laríngea. Se a cirurgia for feita pela manhã, no mesmo dia a tarde o homem já pode receber alta. Após 45 dias é feito um espermograma para avaliar a quantidade de espermatozoides no sêmen, além de sua motilidade e morfologia (ou seja, seu formato).

Para quem é indicada

Normalmente a cirurgia é indicada para homens que fizeram a vasectomia há menos de 14 anos, pois só assim é possível ter maiores chances de sucesso. Isso ocorre porque com o tempo vai ocorrendo um processo de fibrose, criando obstruções abaixo de onde foi feito o rompimento do canal deferente. Nesses casos é preciso fazer uma conexão fora da área obstruída.

O procedimento também é mais indicado para quem tem parceiras sem problemas de fertilidade.

Duração da operação

Depende de cada procedimento, mas a operação pode durar entre duas e quatro horas e é considerada pouco invasiva apesar de ser trabalhosa para o cirurgião. 

O que esperar da Reversão de Vasectomia

Ao religar os ductos do canal deferente, eles voltam a funcionar normalmente. Porém, quanto maior for o intervalo entre a vasectomia e sua reversão, menores as chances de sucesso. Os valores são de 70% de chances de gravidez quando a reversão for feita após 3 ou 4 anos e chega a cair para 30 a 40% após 10 anos. A idade do homem também influencia, já que a fertilidade do homem também cai após os 45 anos. Além disso, é preciso avaliar o casal como um todo: o marido pode voltar a ter sua fertilidade normal, mas a idade da mulher também interfere nas chances da gravidez.

Contraindicações da Reversão de Vasectomia

Dificilmente a reversão é contraindicada. Mas pode ser desencorajada quando a vasectomia foi feita há mais de 14 anos ou a esposa está perto dos 40 anos, pode ser melhor para o casal buscar diferentes alternativas para engravidar, como a fertilização in vitro.

Alguns tipos de cirurgia de vasectomia incluem a cauterização dos canais deferentes. Nesses casos não é possível reverter o procedimento.

Pré-operatório

Antes de a operação ser indicada, é feito uma pesquisa para ver se não há causa de infertilidade na esposa também, o que torna mais viável outros tipos de tratamentos de fertilização, como a fertilização in vitro, que pode coletar os espermatozoides através de uma punção. Depois são pedidos exames pré-operatórios de rotina, como hemograma completo. Além deles, é feito um espermograma, para verificar se não há mesmo espermatozoides no sêmen. 

Pós-operatório

Após a cirurgia, a alta costuma ser no mesmo dia ou no dia seguinte, mas a recuperação em casa demora cerca de 10 dias, com repouso absoluto nos 3 primeiros dias. É importante que o homem evite a ejaculação e sexo por 45 dias, para que ocorra a cicatrização da sutura dos canais deferentes. Evitar traumas no local também é importante. Alguns remédios são indicados pelo médico, como anestésicos e antibióticos para evitar infecções. 

Onde encontrar a Reversão de Vasectomia

O procedimento não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e normalmente não é coberto pelos planos de saúde, mas pode ser feito em clínicas particulares de urologia ou reprodução humana e em hospitais particulares e universitários.

Fontes Consultadas
Ginecologista especialista em reprodução humana Joji Ueno (CRM SP 48.486), diretor na Clínica Gera, em São Paulo
Urologista Conrado Alvarenga (CRM SP 116.006), da Clínica Vida Bem Vinda, em São Paulo 


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X