Sete sinais identificam TDAH em adultos

Atenção a dificuldades de relacionamento, atrasos e sentimento de solidão

POR FERNANDO MENEZES - ATUALIZADO EM 25/10/2016

Mais notado em crianças, o Transtorno de Déficit de Atenção, também conhecido como TDAH, causa uma série de complicações no aprendizado e no convívio com outras pessoas. Muitos adultos, no entanto, cresceram com o problema e nem sabem que a dificuldade em se concentrar é um problema com tratamento e controle bem definidos. Dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA) estimam que 4% da população adulta pode ter déficit de atenção e, aproximadamente, 80% dos casos tiveram início na infância.

"Esse transtorno, pouco associado aos adultos, pode causar problemas de autoestima em todas as idades. É uma condição grave que se caracteriza por um padrão crônico de desatenção, hiperatividade e impulsividade, podendo afetar seriamente a qualidade de vida", afirma a psicoterapeuta Evelyn Vinocur, especialista do Minha Vida. Fique atento aos seguintes sintomas e procure ajuda de um psiquiatra ou de um psicólogo para ter certeza quanto ao diagnóstico e evitar problemas de relacionamento no trabalho ou entre os amigos.

Dificuldade para se expressar

Em situações sociais, principalmente entre pessoas estranhas ou de relacionamento distante, portadores de TDAH sentem um imenso desconforto, com medo de ouvirem perguntas e não saberem como respondê-las. "A dificuldade em se concentrar no que está sendo dito faz com que o paciente vítima de déficit de atenção tenha medo de acompanhar e participar da conversa", diz a psicóloga Adriana Araújo. Esses adultos muitas vezes mostram uma tendência a interromper os outros, deixam escapar comentários inadequados e falam muito alto, tentando compensar a sua dificuldade de expressão.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.