PUBLICIDADE

Homeopatia para dengue: remédios aliviam os sintomas

Veja como essa medicina trata a doença mais famosa do Aedes aegypti

A dengue é uma doença febril, causada por um vírus da família Flavívirus, assim como o Zika virus, a febre chikungunya e febre amarela. São conhecidos quatro sorotipos da dengue e todos circulam no Brasil. A doença ocorre entre os meses de outubro a maio, principalmente no verão.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Estima-se 50 milhões de infecções por dengue anualmente no mundo. Segundo o boletim do Ministério da Saúde em 2016, os dados epidemiológicos mostram um total de 1.500.535 casos, dos quais cerca de 10 mil foram graves ou com sinais de alarme, com 629 óbitos.

Homeopatia e dengue

A infecção por dengue pode ser desde assintomática até causar doença grave, levando à morte. Cerca de três a 15 dias após a picada, as pessoas podem apresentar um quadro de febre alta (39° a 40°C), que dura de dois a sete dias, acompanhada por sintomas como:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ao consultório homeopático chegam pacientes das formas mais brandas e de início os sintomas são muito semelhantes a uma gripe forte. Durante a consulta fazer um inquérito epidemiológico: viagem recente, áreas de mata, alagadiços. No exame físico procurar sinais de picadas de inseto. Na suspeita já estão disponíveis testes sorológicos para detecção de anticorpos e também o teste rápido.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Sintomas febris inespecíficos, ou seja, ainda sem diagnóstico, tem boa resposta com homeopatia, sem a toxicidade dos anti-inflamatórios. O tratamento homeopático visa a melhoria do estado geral do paciente. Sintomas como a dor, febre, dor atrás dos olhos, no corpo, erupções cutâneas são imensamente desconfortáveis e com excelente resolução na homeopatia. Acompanhar com critério e cuidado a evolução da doença.

Na mais leve suspeita de dengue hemorrágica encaminhar a serviço de emergência, o quadro pode levar a óbito.

Existe um complexo homeopático pronto para dengue?

O tratamento da Dengue é sintomático, diminuição de sintomas visto não existir tratamento específico. Elaborado por um professor da faculdade de Medicina de Ribeirão Preto um complexo homeopático, como preventivo para a Dengue, durante uma epidemia naquela cidade.

Esse complexo consta de três a quatro medicamentos, contendo em seu núcleo de ação os medicamentos que melhor representam os sintomas que seriam a dor no corpo, a dor muscular e a fadiga, febre, sintomas encontrados também em outras epidemias como a influenza (Eupatorium e Gelsemium); um medicamento pensando nas hemorragias (como o Phosphors e os venenos de cobra como o Crotalus); um medicamento para estimular o sistema imune.

Dos consultórios homeopáticos, saem as mais diferentes misturas e formulações na dependência da experiência de cada médico mas basicamente visando os sintomas mais exuberantes. Os complexos para sintomas da Dengue vem da orientação de Hahnemann "como abordar epidemias". Tomam-se os sintomas mais frequentes e seus respectivos medicamentos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como toda medicação, é preciso ter critério e cuidado em sua prescrição. Em casos de agravação do quadro, necessita-se encaminhar para serviço de emergência.

Saiba mais sobre a dengue

Existem quatro tipos do vírus da dengue: o DEN-1, o DEN-2, o DEN-3 e o DEN-4. No Brasil temos os quatro sorotipos e causam os mesmos sintomas. A diferença é que, cada vez que você pega um tipo do vírus, não pode mais ser infectado por ele. Ou seja, na vida, a pessoa só pode ter dengue quatro vezes. Desta forma, quanto mais vírus existirem circulando maior a possibilidade do paciente contrair as formas mais graves.

Já a dengue hemorrágica é uma forma grave de dengue. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte. Dengue hemorrágica necessita sempre de avaliação médica de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente

Vale a pena o uso de medicamentos homeopáticos para alívio dos sintomas, mas a eliminação da doença somente se erradicarmos o mosquito. Pesquisa atuais investem na criação de um vírus que inoculado nas fêmeas as tornaria estéreis, interrompendo a cadeia alimentar. Mas será que retirando o Aedes Aegypti da natureza daremos espaço para outro mais virulento? Fica a pergunta