PUBLICIDADE

Mamografia que não aperta e sem radiação está em testes

Em 12/1/2017
Redação
Escrito por Redação
Redação Minha Vida

A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações. Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Porém, muitas mulheres não gostam de realizá-lo, pois sentem dores e incômodos no processo: no exame, as mamas são pressionadas entre duas placas de metal. Pensando nisso, médicos da Universidade Tecnológica de Eindhoven, na Holanda, estão criando um novo teste que promete manter grande eficácia na detecção de tumores, sem causar nenhum tipo de dor.

Atualmente, o exame faz radiografias dos seios, para identificar possíveis tumores. Porém, a exposição ao raio-x também é algo que preocupa as mulheres, pois pode representar um fator de risco para o câncer de mama em alguns casos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Chamado de Ultrassom de Contraste Dinâmico Específico, o novo exame também não é realizado com radiação e conta ainda com imagens em 3D, facilitando a visualização de tumores malignos.

No teste, são injetadas microbolhas de ar que percorrem as veias das mamas. A partir daí, é observado se as bolhas encontram alguma obstrução no caminho, um indicativo de tumor. Os médicos também notaram que as bolhas vibram duas vezes: uma na mesma frequência do aparelho de ondas sonoras e outra em frequência duplicada.

Esta frequência secundária é atrasada pelas bolhas de ar e essa diferença é perceptível ao emitir as ondas de som de um lado e captá-la do outro. Ainda serão necessários novos testes clínicos para entender se esta vibração pode trazer um mapa detalhado nos seios e tornar possível um laudo 3D. Se tudo for confirmado, a expectativa é de que o aparelho substitua a mamografia em 10 anos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)