bianca e mais 1 pessoa perguntaram:

O que é anorexia?

  • Respondido em 09/06/2014
    Luciana Kotaka Psicologia - CRP 6502-1/PR
    Olá,


    É uma doença que faz parte dos transtornos alimentares, É doenças classificadas dentro da Psiquiatria por alterações drásticas no comportamento alimentar.

    Caracterizam-se pela utilização de dietas restritivas, produtos e medicamentos para emagrecimento sem orientação especializada.As pessoas que apresentam anorexia estabelecem o peso ideal muito abaixo dos padrões saudáveis, e caminham em busca deste peso, de forma agressiva consigo mesma.

    Desenvolvem formas variadas de controle sobre o apetite, pois valorizam a idéia de evitar alimentos que possam engordar, utilizando estratégias para não se alimentarem e não deixarem que seus pais percebam esse movimento. Vão perdendo peso gradativamente, e sentem-se no controle da situação.

    Existe também o tipo purgativo que podem alternar períodos de restrição com períodos purgativos.

    Utiliza-se de várias formas de purgação, desde vômitos, uso de laxantes, diuréticos, e freqüentemente exercícios físicos em excesso e de forma extenuante.

    Bandeiras para identificação da Anorexia Nervosa

    - Cessa a menstruação;
    - Achar que está acima do peso, reclamar que está gorda;
    - Fazer dieta quando não tem necessidade de perda de peso;
    - Preocupação excessiva com comida, calorias, quer cozinhar;
    - Negar a fome;
    - Exercícios físicos em excesso;
    - Formas de se alimentar fora do padrão normal;
    - Pesar-se de forma exagerada;
    - Episódios intermitentes de compulsão;
    - Reclamar que está sentindo-se nauseado, “cheio”, quando ingere quantidades normais de alimentos.

    Tratamento:
    Nos casos dos transtornos, é necessário um trabalho em equipe multiprofissional, com nutricionista que estará prescrevendo a dietoterapia necessária para recuperação do peso da paciente ou no caso da bulimia e das compulsões, uma dieta equilibrada de acordo com as características da paciente, o psiquiatra que irá medicar de acordo com o quadro apresentado e a psicoterapia individual, em grupo e/ou familiar, que abordará todos os aspectos psicológicos que envolvem os transtornos, a vida do paciente, suas relações familiares, afetivas e suas crenças.

    Um abraço
    Luciana Kotaka