Estresse

Visão Geral

O que é Estresse?

O estresse pode ser causado por qualquer evento ou sensação que o faz se sentir frustrado, irritado ou nervoso.

O estresse é uma sensação de medo, desconforto e preocupação. A origem desses sintomas nem sempre é conhecida.

Supere o estresse e viva em paz com você

Causas

Muitas pessoas têm estresse quando precisam se adaptar ou fazer uma mudança.

Exemplos:

  • Começar em um emprego novo ou escola nova
  • Mudar-se para uma casa nova
  • Casar-se
  • Ter um filho
  • Terminar um relacionamento

Uma doença ou lesão própria, de um amigo ou de um ente querido é uma causa comum de estresse. Sentimentos de estresse e ansiedade são comuns em pessoas que se sentem deprimidas e tristes.

Alguns medicamentos podem provocar ou piorar os sintomas de estresse.

Estes podem incluir:

  • Alguns medicamentos inalados usados para tratar asma
  • Medicamentos para tireoide
  • Algumas pílulas dietéticas
  • Alguns remédios para resfriado

Produtos com cafeína, cocaína, álcool e tabaco também podem provocar ou piorar os sintomas de estresse e ansiedade.

Quando essas sensações ocorrem com frequência, a pessoa pode ter um distúrbio de ansiedade. Outros problemas em que o estresse pode estar presente:

Sinônimos

Ansiedade; Estar nervoso; Estresse; Tensão; Nervosismo; Apreensão

Considerações

O estresse é um sentimento normal. Em pequenas doses, o estresse pode ajudá-lo a ser mais produtivo. O estresse não afeta todas as pessoas da mesma maneira.

Muitas pessoas sentem os sintomas do estresse em seu corpo. Você pode sentir dores no abdome, cefaleias e tensão muscular ou dor.

Quando você está muito estressado, pode notar:

  • Um ritmo cardíaco acelerado
  • Batimento fora do ritmo
  • Respiração acelerada
  • Sudorese
  • Tremores
  • Tontura

Outros sintomas de estresse incluem:

  • Fezes soltas
  • Necessidade frequente de urinar
  • Boca seca
  • Problemas para engolir

Você pode apresentar dificuldade de concentração, sensação de cansaço a maior parte do tempo ou perda de controle mais frequente. O estresse também pode provocar problemas sexuais. O estresse também pode provocar problemas para adormecer ou permanecer dormindo e pesadelos.

Diagnóstico e Exames

Na consulta médica

O médico perguntará quais medicações você está tomando. Ele também perguntará se você usa álcool ou drogas. Um exame físico será realizado e talvez alguns exames de sangue.

Dependendo do grau do estresse, o médico poderá conduzi-lo a um profissional especializado em saúde mental. Você pode conversar com ele sobre seus sentimentos, o que parece melhorar ou piorar o estresse e por que você acha que está tendo este problema.

Às vezes, os medicamentos podem ajudar a tratar os sintomas de estresse.

Consulte: Transtorno de ansiedade generalizada para obter mais informações.

Buscando ajuda médica

Ligue para um telefone de ajuda se você cogitar o suicídio.

Motivos para procurar mais ajuda são:

  • Você tem sensação de pânico, como tontura, respiração ou batimentos cardíacos acelerados.
  • Você não consegue trabalhar ou agir de maneira apropriada em casa ou no trabalho.
  • Você tem medos incontroláveis.
  • Você está tendo lembranças de um evento traumático.

Não interrompa nenhuma medicação prescrita sem comunicar seu médico.

Tratamento e Cuidados

Cuidados

A forma de aliviar o estresse não é igual para todos. Fazer determinadas mudanças no estilo de vida é o melhor começo.

Comece por ter uma dieta balanceada e saudável, bem como dormir o suficiente e exercitar-se. Além disso, limite a ingestão de cafeína e álcool e não use nicotina, cocaína ou outras drogas ilícitas.

Encontrar maneiras saudáveis e divertidas para lidar com o estresse ajuda a maioria das pessoas. Você pode aprender meios de relaxar e praticá-los. Pesquise sobre ioga, tai chi chuan ou meditação.

Faça pausas no trabalho. Equilibre atividades divertidas com seu trabalho e tarefas familiares. Programe um tempo de lazer todos os dias. Passe seu tempo com as pessoas de quem você gosta, incluindo a sua família.

Tente aprender a fazer coisas com as mãos, tocar um instrumento ou ouvir música.

Reflita sobre o que pode estar causando seu estresse. Mantenha um diário sobre o que está acontecendo quando você tem essas sensações.

Então, encontre alguém de confiança para escutá-lo nos momentos de estresse. Muitas vezes, conversar com um amigo ou ente querido é tudo o que você precisa para se sentir melhor. A maioria das áreas também tem grupos de apoio e telefones que podem ajudar.

Pergunte ao seu médico se algum dos remédios ou drogas que você está tomando pode provocar estresse.

Consulte também:

  • Estresse na infância
  • Gerenciamento do estresse

Fontes e referências

  • Larzelere MM, Jones GN. Stress and health. Prim Care. 2008;35:839-856.
  • Ahmed SM, Lemkau JP. Psychosocial influences on health. In: Rakel RE, ed. Textbook of Family Medicine. 7th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007:chap 4.
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