Graduado em Medicina (1972) pela Escola Paulista de Medicina EPM/UNIFESP – instituição federal, onde fez residência em C...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Resfriado?
O resfriado é uma infecção viral do trato respiratório superior que atinge o sistema respiratório, especialmente as vias aéreas superiores — como o nariz e a garganta. Os sintomas mais comuns do resfriado são a congestão nasal, secreção nasal, espirros e garganta irritada.
Diferenças entre resfriado e gripe
A diferença entre gripe e resfriado está na gravidade dos sinais e suas consequências. A gripe (influenza) normalmente é caracterizada por febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. Os sinais são repentinos e duram até duas semanas. Alguns casos podem evoluir para pneumonia.
O resfriado é causado por vírus diferentes, que normalmente acometem crianças. Os sintomas do resfriado, apesar de parecidos com os da gripe, são mais suaves e duram cerca de cinco dias.
Causas
Mais de 200 vírus podem causar o resfriado e todos eles são de transmissão respiratória, o que tornam o contágio extremamente eficaz.
Os vírus do resfriado entram no corpo por meio da mucosa da boca, olhos ou nariz; mais comumente por se levar a mão contaminada ao rosto - os vírus podem ser adquiridos pelo contato manual com pessoas resfriadas ou objetos contaminados.
Há também a possibilidade dos vírus atingirem essas mucosas através de gotículas invisíveis suspensas no ar, após uma pessoa resfriada espirrar, tossir ou falar.
Estima-se que para essa forma de contágio haja a necessidade de se estar a menos de um metro da pessoa infectada.
O compartilhamento de objetos contaminados, tais como corrimãos, telefones e outros é uma das principais formas de transmissão.
Sintomas
Sintomas de resfriado
Os principais sintomas de resfriado são:
- Congestão nasal
- Corrimento nasal claro como água
- Garganta irritada e com dor
- Espirros
- Febre, que pode ocorrer em crianças pequenas, geralmente baixa
- Adultos e as crianças maiores não tem febre.
Diagnóstico
O diagnóstico de resfriado é feito basicamente por meio da observação clínica. A análise dos sintomas e o histórico médico costumam ser o suficiente para determinar um quadro de resfriado.
Tratamento
Não há medicação exclusiva para os vírus do resfriado. Normalmente, são utilizados remédios para alívios dos principais sintomas ou alguns cuidados caseiros, como:
- Beber muita água
- Manter uma alimentação balanceada
- Fazer uma limpeza nasal
Medicamentos
Alguns medicamentos analgésicos podem ser usados para aliviar os desconfortos do resfriado, como:
Referências
Sociedade Brasileira de Infectologia