marcos perguntou:

Fobia Social, como vencer este incômodo?

  • Respondido em 10/06/2014
    Gizelle Schmitt Psicologia - CRP 12/11624/SC
    Olá,

    A fobia social é um transtorno de ansiedade caracterizado por um medo intenso de ser avaliado por outros ou de ser humilhado publicamente. A ansiedade gerada pela fobia pode levar a ataques de pânico, com sintomas como palpitações, vertigens, falta de ar e sudorese. A fobia social pode comprometer muito a qualidade de vida da pessoa, interferindo no desempenho diário no trabalho, nos estudos e nos relacionamentos interpessoais, muitas vezes fazendo com que a pessoa se isole.
    A estratégia mais comum utiliza pelas pessoas para lidar com o problema é evitar as situações que causam medo. Porém, essa estratégia não ajuda na solução do problema.
    Para o tratamento da fobia social é necessário acompanhamento de um psiquiatra e de um psicólogo, para que a pessoa aprenda a criar estratégias de enfrentamento da situação que causa medo. Essa pessoa pode começar a vencer o medo de falar em público, por exemplo, começando a realizar palestras para um grupo pequeno de familiares, até ir se adaptando e conseguindo posteriormente falar para um público maior.
    Para a administração dos sintomas e tratamento da fobia social é imprescindível o acompanhamento psicológico, baseado na terapia cognitivo-comportamental, onde serão desenvolvidas técnicas de manejo de estresse e de relaxamento, um aumento no repertório de comportamentos sociais mais adaptados, a identificação de pensamentos distorcidos e das crenças condicionais, dentre outras, com o intuito de reduzir a ansiedade diante das situações temidas.