nancy e mais 1 pessoa perguntaram:

Conjuntivite trata pingando dorzolamida a 2% duas vezes ao dia e drenatan ao deitar?

  • Respondido em 07/04/2015
    Dra. Cybele Crosta Oftalmologia - CRM 97118/SP
    Olá,

    Tanto a dorzolamida quanto o denatran ( latanoprosta) são colírios indicados para diminuir a pressão intra-ocular, não são usados para tratamento da conjuntivite.
    A pressão intra-ocular elevada é o principal fator de risco para o glaucoma, uma doença que atinge o nervo óptico, que é o responsável por transmitir informações visuais até o cérebro.
    O glaucoma atinge de maneira irreversível este nervo e costuma ser uma doença em que o paciente não sente nada (assintomática) , descoberta em consultas de rotina ao oftalmologista, que mede a pressão intra-ocular e examina o nervo óptico pelo exame de fundo de olho. Se não tratado, o glaucoma pode levar à perda de campo visual e, em alguns casos, à perda da visão.
    Quando a pressão intra-ocular está elevada, são prescritos colírios para que a pressão diminua e não cause dano ao nervo óptico.
    Por ser doença assintomática, é muito importante que todos visitem regularmente um oftalmologista, para que a pressão intra-ocular e o fundo de olho sejam avaliados.