Cardiomiopatia

Visão Geral

O que é Cardiomiopatia?

Cardiomiopatia é um enfraquecimento do músculo cardíaco ou um outro problema com o músculo cardíaco. Muitas vezes ocorre quando o coração não consegue bombear bem como deveria, ou com problemas de outras funções do coração.

A maioria dos pacientes com cardiomiopatia têm Insuficiência cardíaca.

Mais sobre Cardiomiopatia

Diferentes tipos de cardiomiopatia existem, e eles têm muitas causas diferentes:

  • Cardiomiopatia dilatada é uma condição na qual o coração tornase fraco e as câmaras ficam grandes. Como resultado, o coração não consegue bombear sangue o suficiente para o corpo. Diversos problemas médicos causam este tipo de cardiomiopatia.
  • Cardiomiopatia hipertrófica (CMH) é uma condição em que o músculo cardíaco se torna espesso. O espessamento faz com que seja mais difícil para o sangue sair do coração. Este tipo de cardiomiopatia é geralmente transmitido pelas famílias.
  • Cardiomiopatia isquêmica é causada por estreitamentos nas artérias que irrigam o coração com sangue. Ela faz com que as paredes do coração afinem desta forma eles não bombeiam bem.
  • Cardiomiopatia restritiva é um grupo de desordens. As câmaras do coração ficam incapazes de encher-se com sangue adequadamente, porque o músculo cardíaco está rígido. As causas mais comuns deste tipo de cardiomiopatia são amiloidose e cicatrizes do coração por uma causa desconhecida.
  • Miocardiopatia periparto ocorre durante a gravidez ou dos cinco meses em diante.

Sintomas

Sintomas de Cardiomiopatia

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Cardiomiopatia

Quando possível, a causa de cardiomiopatia é tratada. Medicamentos e mudanças no estilo de vida são muitas vezes necessários para tratar os sintomas de insuficiência cardíaca, angina e arritmias cardíacas.

Diferentes procedimentos ou cirurgias podem também ser utilizados:

  • Um desfibrilador emite um pulso elétrico para interromper ritmos cardíacos anormais potencialmente fatais.
  • O marca-passo trata uma frequência cardíaca baixa ou ajuda ambos os lados do seu coração bater ao mesmo tempo.
  • Cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM) ou angioplastia pode melhorar o fluxo de sangue ao músculo cardíaco danificado ou enfraquecido.
  • O transplante do coraçãoé usado quando todos os outros tratamentos tiverem falhado.

Recentemente, bombas cardíacas artificiais implantáveis têm sido desenvolvidas. No entanto, poucos pacientes conseguem ter esse tratamento avançado.

Convivendo (prognóstico)

Expectativas

A perspectiva depende de muitas coisas diferentes, incluindo:

  • Causa e tipo de cardiomiopatia
  • Quão bem você responde ao tratamento
  • A gravidade do problema do coração

A insuficiência cardíaca geralmente é uma doença de longa duração (crônica). Ela pode piorar com o tempo. Algumas pessoas desenvolvem insuficiência cardíaca grave que medicamentos, cirurgia e outros tratamentos não podem mais ajudar.

Pacientes com certos tipos de cardiomiopatia estão em risco de problemas perigosos do ritmo cardíaco.

Prevenção

Prevenção

Fontes e referências

  • Hare JM. The dilated, restrictive, and infiltrative cardiomyopathies. In: Bonow RO, Mann DL, Zipes DP, Libby P, eds. Braunwald''s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine.. 9th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2011:chap 68.
  • Wexler RK, Elton T, Pleister A, Feldman D. Cardiomyopathy: An overview. Am Fam Physician. 2009;79:778-784.
ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não