Cerume impactado

Visão Geral

O que é Cerume impactado?

O cerume impactado é a presença de cerume que oclui o conduto auditivo externo (canal externo do ouvido).

O cerume é uma mistura de descamação da pele do conduto auditivo externo e secreções destas células. O cerume age como barreira protetora e lubrificante do ouvido. Possui em sua composição algumas enzimas e pH baixo que ajuda a evitar a infecções por microorganismos.

Causas

Existe a eliminação constante e lenta do cerume através do orifício do ouvido. Em algumas pessoas, no entanto, existe o desbalanço entre a produção e a eliminação do cerume, causando o acúmulo desta substância, ou seja, o cerume impactado.

Em outras pessoas o cerume impactado ocorre pela oclusão do orifício do ouvido, que pode acontecer devido a:

  • Uso de fones de ouvidos ou protetores auditivos tipo plugs intraauriculares e moldes de silicone (usado por alguns nadadores)
  • Utilização de hastes flexíveis com algodão na ponta, que ajudam a empurrar para dentro o cerume, facilitando seu acúmulo.

Fatores de risco

Pessoas que utilizam de equipamentos que ocluam o conduto auditivo externo e hastes flexíveis com algodão na ponta são mais suscetíveis a apresentar cerume impactado.

Sintomas

Sintomas de Cerume impactado

O principal sintoma do cerume impactado é a redução da audição. Em alguns casos pode se sentir também pressão no ouvido. Raramente sente-se dor devido o cerume impactado.

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

A redução da audição é o principal motivo para a procura de ajuda médica. Deve-se lembrar que a diminuição da audição não é apenas causada pelo cerume e por isso sempre que tiver este sintoma um profissional médico deve ser procurado para fazer o diagnóstico diferencial do problema.

Diagnóstico de Cerume impactado

Feita a suspeita clínica devido à história de redução da audição, o diagnóstico de cerume impactado é simples. O exame de otoscopia (visualização do ouvido através do otoscópio) é suficiente para o diagnóstico. Quando o aparelho é inserido no conduto auditivo externo é visualizado o cerume impactado, não permitindo que se veja a membrana timpânica.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Cerume impactado

O tratamento do cerume impactado é feito com a remoção do cerume impactado através de lavagem auricular ou remoção com curetas. A utilização de ceruminolíticos (emolientes) apenas facilita a remoção do cerume através da lavagem e está indicada quando a rolha de cerume está muito seca e difícil remoção.

Após a remoção do cerume impactado sempre é necessário nova otoscopia para verificar se houve a remoção completa ou se há outra doença do ouvido associada.

Convivendo (prognóstico)

Complicações possíveis

Normalmente não há complicações secundárias ao cerume impactado. Porém a sua remoção por métodos não adequados podem levar a laceração do conduto auditivo externo, perfuração da membrana timpânica e até desarticulação da cadeia ossicular do ouvido.

Prevenção

Prevenção

Para evitar o cerume impactado, evite de ocluir o conduto auditivo externo ou usar as hastes flexíveis com algodão na ponta. Só fazendo isso evitasse a maioria dos cerumes impactados.

Fontes e referências

  • Dr. Alexandre Nakasato, otorrinolaringologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) (CRM-SP 115.973)
Este conteúdo ajudou você?
Sim Não