publicidade

O que é Ejaculação precoce?

A ejaculação precoce ocorre quando um homem tem um orgasmo mais cedo do que ele ou a parceira desejariam durante a relação sexual.

Causas

A ejaculação precoce é uma queixa comum. Raramente, é causada por um problema físico.

Adam Ilusração do sistema reprodutivo masculino

A ejaculação precoce no começo de um relacionamento normalmente é causada por ansiedade e excesso de estímulo. Culpa e outros fatores psicológicos também podem estar envolvidos. O problema normalmente melhora sem tratamento.

Exames

Normalmente, não há descobertas anormais com o problema. O médico pode obter informações mais úteis entrevistando a pessoa ou o casal.

Sintomas de Ejaculação precoce

O homem ejacula mais cedo do que ele ou sua parceira desejariam (prematuramente). Isso pode ocorrer desde antes da penetração até logo após a penetração. Essa rapidez pode deixar o casal insatisfeito.

Buscando ajuda médica

Marque uma consulta com seu médico se estiver tendo problemas com a ejaculação precoce e se técnicas como as descritas acima não funcionarem.

PUBLICIDADE

Tratamento de Ejaculação precoce

Prática e relaxamento devem ajudá-lo a lidar com o problema. Alguns homens tentam se distrair com pensamentos não sexuais (como nomes de jogadores de futebol e recordes) para evitar que a excitação ocorra muito rápido.

Há muitas técnicas úteis que você pode tentar.

O método "parar e começar":

  • Essa técnica consiste em estimular sexualmente o homem até que ele sinta que está quase atingindo o orgasmo. Pare a estimulação por cerca de 30 segundos e comece novamente. Repita esse padrão até que o homem queira ejacular. Na última vez, continue a estimulação até que o homem atinja o orgasmo.

O método do "aperto":

  • A técnica consiste em estimular sexualmente o homem até que ele reconheça que está quase ejaculando. Nesse momento, o homem ou sua parceira aperta suavemente a parte final do pênis (onde a glande se encontra com o eixo) por vários segundos. Pare a estimulação sexual por cerca de 30 segundos e comece novamente. A pessoa ou o casal pode repetir esse padrão até que o homem queira ejacular. Na última vez, continue a estimulação até que o homem atinja o orgasmo.

Antidepressivos, como o Prozac e outros inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISRSs), podem ser úteis porque um de seus efeitos colaterais é prolongar o tempo necessário para chegar à ejaculação.

Você pode aplicar uma pomada anestésica local no pênis para reduzir o estímulo. A diminuição da sensibilidade no pênis pode retardar a ejaculação. Usar preservativos também pode ter esse efeito em alguns homens.

Se essas técnicas de distração causarem dificuldades para manter a ereção, os medicamentos usados para a disfunção erétil podem ajudar.

A avaliação feita por um terapeuta sexual, psicólogo ou psiquiatra pode ajudar alguns casais.

PUBLICIDADE

Expectativas

Na maioria dos casos, o homem consegue aprender a controlar a ejaculação através de instrução e praticando as técnicas simples aqui descritas. A ejaculação precoce crônica pode ser um sinal de ansiedade ou depressão. Um psiquiatra ou psicólogo pode ajudar a tratar esses problemas.

Complicações possíveis

  • A ejaculação muito precoce, antes que o homem consiga penetrar na vagina, pode impedir um casal de ter filhos.
  • A falta de controle contínua da ejaculação pode fazer com que um dos parceiros ou ambos se sintam sexualmente insatisfeitos. Pode levar a uma tensão sexual ou conflito no relacionamento.

Prevenção

Não existe nenhuma maneira de prevenir esse distúrbio. No entanto, relaxar pode diminuir a probabilidade de ocorrência.

Fontes e referências:

  • Lue TF, Broderick GA. Evaluation and nonsurgical management of erectile dysfunction and premature ejaculation. In: Wein AJ, ed. Campbell-Walsh Urology. 9th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007:chap 22.

  • Shafer LC. Sexual disorders and sexual dysfunction. In: Stern TA, Rosenbaum JF, Fava M, Biederman J, Rauch SL, eds. Massachusetts General Hospital Comprehensive Clinical Psychiatry. 1st ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier; 2008:chap 36.

ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

  • Encontre um médicoindicado por outras pessoas

    em

  • Indique um médicoe ajude outras pessoas

    Estado
    Qual o nome do seu médico?

Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Encontre médicos de confiança indicados por outras pessoas

buscar médicos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pergunte ao Especialista sobre
ejaculação precoce

Sua dúvida respondida por Especialistas Minha Vida perguntar

Mais sobre Ejaculação precoce

< anterior 1 2 próxima >

PUBLICIDADE

Descubra o seu Peso ideal Saiba se seu peso atual e sua meta de
peso
são saudáveis.
ex: 75,5kg / 1,70m
 

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X