publicidade

O que é Peito de pombo?

Sinônimos: Peito de pombo; tórax de pombo

Peito carinado descreve uma protrusão do tórax sobre o esterno, cujas descrições frequentemente mencionam uma pessoa com aparência de ave.

Considerações

O peito carinado pode ocorrer como uma anormalidade sem outras associações ou associada a outros distúrbios ou síndromes genéticos. As condição faz com que o esterno protraia, com uma estreita depressão ao longo das laterais do tórax. Isso dá ao tórax uma aparência curvada para fora, semelhante a um pombo.

Pessoas com o peito carinado geralmente desenvolvem corações e pulmões normais, mas a deformidade pode evitar que eles funcionem adequadamente. Há alguma evidência de que o peito carinado pode evitar a completa expiração do ar dos pulmões em crianças. Esses jovens podem ter uma diminuição no vigor, mesmo que não reconheçam isso.

Deixando-se de lado as possíveis consequências psicológicas, as deformidades no peito podem ter um impacto psicológico significativo. Algumas crianças vivem felizes com peito carinado. Para outras, o formato do tórax pode prejudicar a autoimagem e, possivelmente, romper o relacionamento com outras pessoas.

Causas

  • Peito carinado congênito (presente no nascimento)
  • Trissomia 18
  • Trissomia 21
  • Homocistinúria
  • Síndrome de Marfan
  • Síndrome de Morquio
  • Síndrome de lentigos múltiplos
  • Osteogênese imperfeita

Cuidados

Não existem cuidados específicos para essa condição.

PUBLICIDADE

Buscando ajuda médica

Consulte seu médico se perceber que o tórax de seu filho parece ter um formato anormal.

Na consulta médica

Um suporte pode ser usado para tratar de crianças e jovens adolescentes.

O médico realizará exames clínicos e fará perguntas sobre o histórico médico e sintomas do paciente. As perguntas podem incluir:

  • Quanto notou isso pela primeira vez? Já era aparente na época do nascimento ou desenvolveuse conforme a criança cresceu?
  • Está melhorando, piorando ou permanece da mesma forma?
  • Quais outros sintomas estão presentes?

Oexame de função pulmonar pode ser útil para determinar o impacto da deformidade sobre o desempenho do coração e dos pulmões. Análises laboratoriais como exames cromossômicos, ensaios enzimáticos, radiografias ou análises metabólicas podem ser solicitadas para confirmar a presença de algum distúrbio suspeito.

A cirurgia é uma opção de tratamento possível. Há alguns relatos de capacidade de exercícios melhorada e varredura e perfusão pulmonar após a cirurgia.

PUBLICIDADE

Fontes e referências:

  • Boas SR. Skeletal diseases influencing pulmonary function. Em: Kliegman RM, Behrman RE, Jenson HB, Stanton BF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 19a ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2011: cap. 411.

ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

  • Encontre um médicoindicado por outras pessoas

    em

  • Indique um médicoe ajude outras pessoas

    Estado
    Qual o nome do seu médico?

Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Encontre médicos de confiança indicados por outras pessoas

buscar médicos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Descubra o seu Peso ideal Saiba se seu peso atual e sua meta de
peso
são saudáveis.
ex: 75,5kg / 1,70m
 

Shopping Vida Saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X