Reflexos de bebês

Visão Geral

O que é Reflexos de bebês?

Sinônimos: reflexos primitivos, reflexos em bebês, reflexo tônico do pescoço, reflexo de galant, encurvamento do tronco, reflexo fundamental, reflexo de paraquedas, reflexo de apreensão

Reflexos são reações musculares involuntárias que ocorrem após um determinado tipo de estímulo. Todos os seres humanos apresentam reflexos. Quando queimamos o dedo com um fósforo, por exemplo, imediatamente afastamos nosso membro na direção oposta ao fogo. Quando algum objeto vem em nossa direção, nossa reação instintiva e imediata é colocar as mãos e os braços à frente do rosto.

Os bebês, em especial, apresentam uma série de reflexos que são exclusivos a eles. Nesses casos, os reflexos são, também, sinais que contribuem para a avaliação do estado de saúde da criança. Conforme ela envelhece, menos reflexos terá – embora alguns permaneçam presentes até mesmo durante a vida adulta e a terceira idade.

A maior parte das atividades que o bebê fará nas primeiras semanas de vida são puramente reflexos. Por exemplo, quando você põe o seu dedo na boca do bebê, ele não "pensa" no que fazer, mas começa a chupá-lo por puro reflexo. O bebê já nasce com estas "respostas automáticas". Algumas delas o acompanham por alguns meses, outras somem em algumas semanas. Embora você possa pensar que o seu bebê é completamente indefeso, ele, na realidade, tem vários reflexos de defesa própria.

Sinônimos

Reflexos primitivos

Tipos

Há inúmeros tipos de reflexos comuns em bebês. Veja os principais:

Reflexo de Moro

É o conhecido “susto”. Embora não seja exatamente aquilo que nós chamamos de susto, o reflexo de Moro acontece quando o bebê, diante de um barulho ou de um movimento súbito, como deixar cair a cabeça para trás, por exemplo, estica as pernas, abre os braços e fecha-os rapidamente. Ele é bastante comum em recém-nascidos e tende a desaparecer por volta do segundo ou do terceiro mês.

Reflexo da marcha automática

Este tipo de reflexo é, curiosamente, comum aos répteis também. Ele ocorre quando o bebê está deitado de barriga para baixo. Quando lhe tocam na sola do pé, ele imediatamente estica as pernas e empurra o corpo para frente.

Reflexo de sucção

Quando se toca levemente na boca do bebê, ele a abre e começa a sugar e a chupar, sejam os seios da mãe ou os próprios dedos. Este é um tipo de reflexo muito comum e que costuma desaparecer com o tempo também, embora varie de criança para criança.

Reflexo de Galant

Este tipo de reflexo ocorre com o bebê deitado de barriga para baixo. Quando tocamos em sua barriga e percorremos com as mãos pelo lado esquerdo, a criança tende a virar-se para esse lado. Se tocamos no lado direito, é para a direita que o bebê vai virar.

Reflexo tônico do pescoço

Este tipo de reflexo é induzido quando a cabeça da criança, que está relaxada e geralmente deitada de costas, é girada para o lado. O braço na direção para a qual o bebê está virado é estendido imediatamente com a mão parcialmente aberta, enquanto o braço do outro lado é flexionado e com o punho cerrado. Invertendo a direção para a qual o rosto está virado, inverte-se a posição. A posição do pescoço tônico é, com frequência, descrita como a posição de esgrima, porque se assemelha à postura de um esgrimidor.

Reflexo de apreensão

Esse reflexo ocorre quando colocamos um dedo na palma da mão aberta do bebê. A mão, então, se fechará em torno do dedo. A tentativa de remover o dedo faz com que o bebê o agarre ainda mais forte.

Reflexo fundamental

O reflexo fundamental ocorre quando tocamos a face do bebê, que virará para o lado em que ele foi tocado e começará a fazer movimento de sucção com a boca.

Reflexo de paraquedas

O reflexo de paraquedas ocorre em bebês um pouco mais velhos e é induzido quando seguramos a criança na posição vertical e giramos seu corpo rapidamente com o rosto para frente (como se estivesse caindo). Os braços, então, ficam estendidos como se fossem amortecer a queda.

Confira outros tipos de reflexos comuns em bebês:

  • Reflexo palpebral
  • Reflexo da tosse
  • Reflexo do engasgo
  • Reflexo do espirro
  • Reflexo do bocejo
  • Reflexo tônico-cervical
  • Pontos cardeais
  • Reflexo de escalar
  • Reflexo de Babinski
  • Reflexo de Landau
  • Reflexo de tonicidade axial
  • Reflexo de marcha.

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

Os reflexos de bebês são perfeitamente normais e até mesmo esperados. Eles são sinais que podem indicar aos pais e aos médicos como está a saúde geral e o desenvolvimento do bebê, bem como suas funções neurológicas.

Quaisquer reflexos anormais presentes em seu filho devem ser investigados por um especialista, assim como a presença de reflexos de bebês em pessoas adultas, que podem indicar a ocorrência de danos cerebrais e de um AVC, por exemplo.

Fontes e referências

  • Ministério da Saúde
  • Dr. Jorge Huberman, pediatra
Este conteúdo ajudou você?
Sim Não