Você realmente conhece os perigos do fumo?

Doenças provocadas pelo cigarro levam milhões de pessoas ao óbitos todos os anos

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 27/08/2010

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa de mortes por tabaco em 2011 era de quase seis milhões de pessoas, sendo 10% desse número fumantes passivos. A estimativa da organização é de que, em 2030, oito milhões de pessoas morram por ano por doenças relacionadas ao cigarro, caso o número de fumantes não diminua consideravelmente.

No ano passado, Ministério da Saúde também divulgou que o tabagismo está em declínio no Brasil. De 2006 a 2010, a proporção de fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. Houve uma redução de mais da metade dos fumantes nos últimos 22 anos, uma vez que 34% dos brasileiros fumavam em 1989.

Apesar dessa redução, os perigos do cigarro ainda são uma ameaça. No Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo. O fumo passivo também é um grande problema. O pneumologista da Unifesp, Fernando Sérgio Studard, explica que permanecer em um bar onde há pessoas fumando equivale a fumar quatro cigarros para quem não fuma.

O tabagismo é o principal causador de muitas doenças pulmonares, inclusive o câncer de pulmão, e está associado ainda a outros tipos de tumor e doenças cardiovasculares. Assim, no Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, preparamos um quiz para saber se você conhece de fato as ameaças ocultas do fumo para a saúde.

1/10

De acordo com estudos, o fumo passivo pode ser responsável por quais dessas doenças?

2/10

O tabagismo prejudica a fertilidade?

3/10

Qual o risco de fumar em locais fechados?

4/10

Existe relação entre o câncer de boca e o cigarro?

5/10

Para parar de fumar, qual o melhor caminho?

6/10

O que acontece com a pele dos fumantes?

7/10

Como o paladar de quem fuma é prejudicado?

8/10

O fumante que vai fazer uma cirurgia sofre do aumento de qual desses riscos?

9/10

Para os bebês, qual desses problemas o fumo passivo traz:

10/10

O narguilé é uma opção melhor que o cigarro?

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.