Ômega 3: você sabe tudo sobre a gordura que faz tão bem ao seu coração?

Descubra como tirar proveito máximo desse nutriente

POR REDAÇÃO - ATUALIZADO EM 06/12/2016

Se existe uma gordura que tem passe livre no seu prato, ela atende pelo nome de ômega-3. Esse ácido graxo poli-insaturado já provou os seus poderes no combate aos sintomas de doenças como artrite reumatoide, depressão, demência, endometriose e até mesmo prevenindo o câncer, mas o pacote de vantagens mais incontestável é concedido à saúde cardiovascular. Um dos seus maiores feitos é deixar o coração tinindo.

Essa gordura do bem faz uma verdadeira faxina nas artérias, regula o ritmo do músculo vital, e ajuda a equilibrar as taxas de colesterol. "Mas o nosso organismo não produz ômega-3 , portanto, a melhor forma de obtê-lo é através da dieta", explica a nutricionista Fabiana Honda, da PB Consultoria Nutricional, de São Paulo. O que não é complicado, desde que você inclua no cardápio os alimentos enriquecidos com a substância. Peixes (salmão, atum e truta), linhaça, nozes, brócolis, feijão são algumas fontes desse ingrediente milagroso. Mas você sabe qual o consumo recomendado desse? Como este ácido graxo blinda seu coração? E como tirar melhor proveito dessa gordura amiga do peito? Responda as perguntas e descubra.

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O ômega-3 combate doenças cardiovasculares, porque:

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Há diferenças entre o ômega-3 dos peixes e o da linhaça?

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Qual é a melhor fonte de ômega-3?

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Qual a melhor forma de consumir os alimentos ricos em ômega-3?

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O suplemento de ômega-3 traz benefícios a saúde do coração desde que:

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Produtos enriquecidos com ômega-3 valem por um salmão in natura?

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O equilíbrio entre ômega-3 e ômega 6 na corrente sanguínea é essencial?

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O ômega-3 também previne arritmias cardíacas?

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O consumo diário recomendado de ômega-3 é o mesmo para qualquer pessoa?

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