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Ômega 3: você sabe tudo sobre a gordura que faz tão bem ao seu coração?

Descubra como tirar proveito máximo desse nutriente

Se existe uma gordura que tem passe livre no seu prato, ela atende pelo nome de ômega-3. Esse ácido graxo poli-insaturado já provou os seus poderes no combate aos sintomas de doenças como artrite reumatoide, depressão, demência, endometriose e até mesmo prevenindo o câncer, mas o pacote de vantagens mais incontestável é concedido à saúde cardiovascular. Um dos seus maiores feitos é deixar o coração tinindo.

Essa gordura do bem faz uma verdadeira faxina nas artérias, regula o ritmo do músculo vital, e ajuda a equilibrar as taxas de colesterol. "Mas o nosso organismo não produz ômega-3 , portanto, a melhor forma de obtê-lo é através da dieta", explica a nutricionista Fabiana Honda, da PB Consultoria Nutricional, de São Paulo. O que não é complicado, desde que você inclua no cardápio os alimentos enriquecidos com a substância. Peixes (salmão, atum e truta), linhaça, nozes, brócolis, feijão são algumas fontes desse ingrediente milagroso. Mas você sabe qual o consumo recomendado desse? Como este ácido graxo blinda seu coração? E como tirar melhor proveito dessa gordura amiga do peito? Responda as perguntas e descubra.

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O ômega-3 combate doenças cardiovasculares, porque:

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Há diferenças entre o ômega-3 dos peixes e o da linhaça?

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Qual é a melhor fonte de ômega-3?

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Qual a melhor forma de consumir os alimentos ricos em ômega-3?

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O suplemento de ômega-3 traz benefícios a saúde do coração desde que:

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Produtos enriquecidos com ômega-3 valem por um salmão in natura?

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O equilíbrio entre ômega-3 e ômega 6 na corrente sanguínea é essencial?

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O ômega-3 também previne arritmias cardíacas?

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O consumo diário recomendado de ômega-3 é o mesmo para qualquer pessoa?