PUBLICIDADE

Você reconhece a diferença entre asma e DPOC?

Falta de ar, chiado no peito e tosse são sintomas comuns entre as duas doenças

POR LAURA TAVARES - ATUALIZADO EM 30/07/2013

Tosse, chiado no peito e respiração difícil são velhos conhecidos de pacientes com asma. Mas os mesmo sintomas também são típicos de outro problema respiratório, conhecido por doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), comum entre fumantes. O mal, que mata 110 pessoas por dia no Brasil, de acordo com informações da Associação Brasileira de DPOC, pode ser controlado com o uso regular de medicamentos e alterações na rotina.

"As crises mais intensas acontecem no período da manhã, assim que o paciente acorda e sai do estado de repouso em que se encontrava", afirma o pneumologista Alexandre Kawassaki, do Hospital 9 de Julho. Difícil de tratar, o problema é simples de prevenir: manter distância do cigarro e outras fontes de toxinas para o pulmão (como o charuto e o cachimbo) é a melhor medida.

Para entender as diferenças entre asma e DPOC, faça o teste abaixo e aproveite o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, lembrado neste quarta-feira (14 de novembro) para guardar as dicas de como manter sua saúde protegida de mais esta ameaça.

1/6

Em que idade a asma e a DPOC costumam apresentar os primeiros sintomas?

2/6

Qual a diferença entre a falta de ar causada pela asma e pela DPOC?

3/6

A asma e a DPOC estão diretamente ligadas ao tabagismo?

4/6

A asma e a DPOC são doenças inflamatórias?

5/6

Qual das duas doenças pode ser mais facilmente controlada?

6/6

O uso do broncodilatador é efetivo no alívio da falta de ar de quem tem DPOC?

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não