Leila perguntou:

É possível substituir em todos os sentidos o açúcar por outro adoçante mais saudável ou menos agressivo e qual o mais indicado?

  • Respondido em 04/08/2015
    Laila Raphaela Monteiro Nutrição - CRN 39108/SP
    Olá,

    Se você é diabético e tem uma restrição ao uso do açúcar sim! E neste caso o mais indicado é Esteviosídeo - stévia, o qual tem o poder de adoçar 300 vezes mais que à sacarose. Não contêm calorias. Extraído da planta stevia rebaudiana, planta nativa da América do Sul. Estudos apontam o seu poder em suprimir o crescimento bacteriano nos dentes, regula a pressão arterial, tem poder diurético e de regular os níveis de açúcar no sangue. Não houveram ainda efeitos colaterais associados, por isso e por ser natural deve sempre ser o edulcorante de escolha.
    O seu sabor doce não é afetado pelo aquecimento então pode ser utilizada em chás e outras bebidas, além do preparo de sobremesas em substituição ao açúcar. Existem diferentes marcas de estevia no mercado, cada uma com um sabor diferente. Alguns produtos oferecem a stevia associado a outros adoçantes (ex: ciclamato e sacarina) enquanto outros oferecem a stevia pura.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 04/08/2015
    Danielle Fava Nutrição - CRN 26112/SP
    Olá,

    A substituição do açúcar pelo adoçante é mais recomendado para quem tem diabetes. Se este não for o seu caso, a melhor recomendação é evitar os adoçantes pois são alimentos industrializados e que não se sabe muito ao certo ainda a segurança deles a longo prazo na saúde. O melhor é tentar diminuir o açúcar aos poucos e quando necessário substituir pelo açúcar mascavo ou demerara que são menos processados. Depois, tentar se acostumar com o sabor natural dos alimentos.