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Coentro: benefícios, para que serve e como consumir

Planta possui um efeito antioxidante e é aliada da visão e pressão arterial

Benefícios do coentro para a saúde - Créditos: KatyaPulina/Shutterstock
Benefícios do coentro para a saúde - Créditos: KatyaPulina/Shutterstock

O coentro é uma erva aromática e muito utilizada como tempero. Ele proporciona uma série de benefícios à saúde, como redução do risco de doenças cardiovasculares, degenerativas e câncer devido à ação antioxidante. O coentro também contribui para o controle da pressão arterial e é bom para a visão.

Benefícios em estudo do coentro

Nutrientes do coentro

O coentro conta com boas quantidades de betacaroteno, que contribui para a pele saudável, protege a visão e é importante para os ossos, imunidade, cabelos e unhas. O potássio, que ajuda no controle da pressão arterial, também está presente na planta.

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A vitamina C, que melhora a imunidade e diminui o estresse, a vitamina K, essencial para a coagulação sanguínea e a saúde dos ossos, e a luteína e a zeaxantina, dois poderosos antioxidantes, estão presentes no coentro.

Apesar de conter boas quantidades de nutrientes, o coentro tem um cheiro e sabor muito fortes. Então, ele é usado em pequenas quantidades na culinária, caso contrário o sabor dos pratos muda muito. Assim, esses nutrientes não são consumidos em quantidades suficientes apenas com a ingestão do coentro.

Nutrientes Uma xícara de coentro (4 gramas)
Calorias 1
Cálcio 3 mg
Potássio 21 mg
Fósforo 2 mg
Vitamina C 1.1 mg
Folato 2 mcg
Vitamina A 13 mcg
Vitamina K 12.4 mcg

Fonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

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Quantidade recomendada

Não existe um referência oficial para a quantidade de coentro ao dia, mas por ter um sabor muito forte o ideal é não exagerar seu uso nas preparações culinárias.

Como consumir

As folhas de coentro são utilizadas para temperar peixes, frutos do mar, carnes brancas, legumes e preparações à base de ovos. Ele pode ser ingerido in natura ou seco. Ao comprar as folhas in natura, opte por aquelas mais frescas com cor verde vivo e sem manchas.

Riscos do consumo em excesso

Ingerir grandes quantidades de coentro pode causar diarreia e irritação estomacal.

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Contraindicações do coentro

Não há contraindicações para o consumo do coentro.

Semente do coentro

As sementes de coentro sempre foram conhecidas como especiarias de caráter curativo. Na Europa, elas são chamadas de "planta anti-diabética", na Índia são utilizadas por suas propriedades anti-inflamatórias.

Nos EUA, as sementes estão sendo estudadas por sua capacidade de reduzirem o colesterol. "As sementes de coentro também funcionam como um estimulante para o estômago e o intestino, o que faz delas uma iguaria para ser consumida como aperitivo antes das refeições", explica o Chef Patrick Martin.

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Fonte consultada

Nutrólogo e clínico geral Roberto Navarro, especialista do portal Minha Vida.

Chef Patrick Martin