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Castanha da Índia: para que serve, benefícios e como usar

Saiba mais sobre seus benefícios dessa oleaginosa para a saúde

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A castanha da Índia é uma semente da árvore castanheiro-da-Índia, que na verdade é encontrada no sudeste da Europa na região dos Balcãs (o que incluí países como Albânia, Bósnia, Bulgária e Grécia, entre outros).

Ela é muito usada para problemas circulatórios e doenças ligadas a uma má circulação do sangue, no entanto, não deve ser consumida in natura, devido a alguns compostos tóxicos.

Castanha da Índia | Foto: Klaus Hackenberg / Getty Images
Castanha da Índia | Foto: Klaus Hackenberg / Getty Images

Castanha da Índia emagrece?

Não existem estudos sobre o potencial de emagrecimento da castanha da Índia. Ela tem propriedades importantes para o emagrecer comuns a outras oleaginosas, como o potencial de aumentar a saciedade, devido a sua quantidade de fibras e proteínas.

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Além disso, ela tem ação laxante, diurética e de melhorar o metabolismo, mas nas mesmas proporções que outras oleaginosas.

Os benefícios da castanha da Índia para a circulação sanguínea, já comprovado em estudos, podem torna-la benéfica para emagrecer, mas não se sabe ainda ao certo como.

Além disso, a variação de quilos perdidos por pessoas que a usaram faz com que se questione se outros hábitos adotados não são mais responsáveis pela perda de peso do que outros.

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Castanha da Índia x Noz da Índia

Muitas pessoas confundem a castanha da Índia com a noz da Índia, até pelo nome semelhante. Mas elas são oleaginosas completamente diferentes em aparência e benefícios.

A noz da Índia é originária da árvore Nogueira-de-Iguape, original da Indonésia. Ela é uma sementinha pequena e branca, enquanto a castanha da Índia lembra uma mamona por fora, mas dentro contém uma castanha marrom.

Quanto aos benefícios, ambas têm fama de emagrecer e nenhuma tem essa propriedade comprovada. No entanto, a castanha da Índia tem estudos que comprovam sua eficácia em melhorar o sistema circulatório, enquanto a noz da Índia só tem suas propriedades laxativas embasadas cientificamente.

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Benefícios comprovados da castanha da Índia

Até o momento, estudos científicos só têm demonstrado efeito no uso da castanha da Índia para problemas circulatórios, como a insuficiência venosa.

Isso ocorre porque ela melhora o tônus das paredes dos vasos sanguíneos, o que favorece o retorno do sangue para o coração, principalmente nos membros inferiores, em que a gravidade dificulta a subida do sangue de volta ao peito.

A semente também impede a fragilidade dos capilares, estruturas mais finas do que as veias e artérias, prevenindo que acidentes vasculares aconteçam.

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Benefícios em estudo

Celulite: como a castanha da Índia traz benefícios para a circulação, ela pode colaborar para a melhora da celulite, um problema causado também por problemas na microcirculação na pele. Portanto, pessoas que usam a castanha da Índia sentem esse efeito, mas ainda não há estudos específicos sobre sua ação na celulite.

Hemorroidas: A castanha da Índia tem propriedades anti-inflamatórias comprovadas, e ao que tudo indica, isso ajudaria a tratar hemorroidas, mas esse uso da castanha ainda não foi comprovado. O ideal é conversar com um proctologista antes de usá-la, procurando outros tratamentos.

Tratamento de lesões esportivas: as propriedades anti-inflamatórias da castanha da Índia também estão sendo estudadas no tratamento de lesões esportivas, como contusões, tendinites, hematomas e distensões musculares.

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Principais nutrientes da castanha da Índia

A castanha da Índia é rica em gorduras, principalmente as mono e poli-insaturadas, que são mais benéficas para a saúde, algo comum a outras oleaginosas.

Essas gorduras são capazes de reduzir o colesterol LDL, que propicia um maior risco de entupimento das artérias, e aumentam o colesterol HDL, que tem um efeito contrário.

Além disso, a castanha da Índia é rica em fibras, o que colabora para manutenção da saciedade.

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Outros nutrientes importantes dessa oleaginosa é como cálcio, magnésio, manganês, fósforo e ferro. No entanto, não existe uma tabela nutricional oficial da castanha da Índia.

Como consumir a castanha da Índia

Como consumir Castanha da Índia Foto: Africa Studio/Shutterstock
Como consumir Castanha da Índia Foto: Africa Studio/Shutterstock

A castanha da Índia não deve ser consumida in natura, por possuir alguns compostos que podem ser tóxicos. Mesmo as flores, folhas e tronco não devem ser consumidos sem um processamento prévio, que retira a esculina, sua substância mais tóxica.

Contraindicações da castanha da Índia

A castanha da Índia é contraindica nas seguintes situações:

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Além disso, é importante tomar cuidado ao oferecer esse alimento para crianças menores de 15 anos.

Quantidade recomendada

O ideal é consumir as seguintes quantidades de castanha da Índia:

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Riscos do consumo em excesso

Em excesso, a castanha da Índia pode causar irritações na pele e no sistema digestivo, portanto o ideal é consumi-la apenas dentro da quantidade recomendada.

Onde encontrar

Onde encontrar Castanha da Índia - Foto: Duncan Andison/Shutterstock
Onde encontrar Castanha da Índia - Foto: Duncan Andison/Shutterstock

Hoje a castanha da Índia é vendida em lojas de produtos naturais, supermercados e zonas cerealistas.

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Fontes consultadas

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