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Tâmara: o que é, benefícios e como substituir o açúcar

Além de substituir o açúcar refinado, essa fruta rica em nutrientes ajuda a saúde intestinal, diminui o risco de doenças cerebrais e até favorece o parto natural tardio

O que é?

Foto: Shutterstock
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A tâmara é um fruto da tamareira, uma palmeira originária do norte da África. As tâmaras são avermelhadas, doces e possuem muita fibra em sua composição.

Além disso, é uma fruta repleta de minerais como ferro, potássio, zinco, fósforo, manganês, cálcio e vitaminas como ácido fólico, vitamina K, vitamina A, riboflavina, niacina e tiamina.

Benefícios da tâmara

Por conta de suas fibras e nutrientes, os principais benefícios da tâmara são:

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"A tâmara também é utilizada como um xarope caseiro (100 gramas de polpa da tâmara fervida durante 30 minutos em 1 litro de água), na medicina popular, para descongestionar os brônquios, em casos de bronquite, asma e tosse crônica", acrescenta a nutricionista Juliana da Mata.

Tâmara seca ou tâmara fresca

A nutricionista Maria Clara Pinheiro explica que as tâmaras frescas têm por volta de 30% de açúcar. Já nas secas, o açúcar pode representar 80% da composição dessa fruta. Isso porque, no processo de desidratação, as frutas secas concentram mais o sabor doce e contém mais carboidrato em sua composição final.

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Para a utilização em receitas, como substituto do açúcar refinado, por exemplo, as tâmaras secas são mais eficazes.

Foto: Shutterstock
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Como substituir o açúcar por tâmaras

Por ser uma fruta muito doce, conhecida como substituta do caramelo, a tâmara seca pode ser usada no lugar do açúcar refinado como um adoçante natural para preparar bolos, doces, tortas e diversas sobremesas.

"A tâmara pode ser empregada para substituir o açúcar, em forma de pasta. Basta hidratar cerca de 200 gramas de tâmaras sem caroço (essa quantidade pode variar de acordo com a sua demanda) por 1 hora em água filtrada e depois bater no liquidificador ou processador", explica Juliana.

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O consumo de tâmara favorece o parto natural tardio, pois, segundo a nutricionista Maria Clara, existem estudos que demonstram a associação entre o consumo de tâmaras pelas gestantes e a menor necessidade de indução do parto.

Além disso, existem outros benefícios da tâmara na gravidez:

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No entanto, ambas as especialistas recomendam uma consulta com nutricionista antes de implementar a tâmara no cardápio, pois a fruta não deve ser consumida indiscriminadamente, principalmente por conta do seu alto teor de calorias e carboidratos.

Receitas com tâmara

"A tâmara pode ser acrescentada em sucos de frutas (combina muito bem com maracujá), em mix de saladas de folhas verdes e pode se tornar um pequeno lanche quando combinada com frutas oleaginosas (castanhas, avelãs, amêndoas) ou com iogurtes", sugere Juliana da Mata.

A nutricionista Maria Clara Pinheiro sugere a receita de bolo de banana com tâmaras:

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Ingredientes:

Modo de Preparo:

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Bata no liquidificador as bananas com azeite e os ovos por 5 minutos. Transfira o conteúdo do liquidificador para uma tigela e misture delicadamente com a aveia e as tâmaras.

Por último, misture o fermento. Unte uma forma com óleo de coco e aveia. Leve ao forno pré-aquecido à 180 graus por 30 minutos. Depois disso, o bolo está pronto!

Fontes:

Nutricionista Maria Clara Pinheiro (CRN 0810157-9) - Mestre e Doutora em Ciências pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS)

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Nutricionista Juliana da Mata (CRN 1005984) - Mestre em Atividade física, Nutrição e Saúde e Doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde