PUBLICIDADE

Hidrate o corpo com alimentos ricos em água

Hidrate o corpo com alimentos ricos em água

Série Verão

Hidrate o corpo com alimentos ricos em água

Você sabia que alguns alimentos são bastante ricos em água? Em épocas de calor, além da ingestão da própria água, o consumo deles pode ajudar muito a hidratar o corpo. Então, confira a seguir como fazer as melhores escolhas para se refrescar de forma saudável através da sua alimentação.

Sol e calor são duas coisas que os brasileiros adoram aproveitar. Mas essas altas temperaturas, aliadas às nossas atividades, promovem a perda de água pelo organismo através do suor. E para evitar um quadro de desidratação, é essencial beber bastante água.

A nutricionista do CECMI Ariane Longo explica que é importante beber uma quantidade de água pura no dia. A ingestão deve ser antes de a sede aparecer, já que o sintoma só aparece quando o organismo já está em um quadro leve de desidratação.

A quantidade de água que cada um deve ingerir é variável. Em média, quem gasta duas mil calorias num dia precisa beber dois litros de água no mesmo período. E é possível apostar na alimentação para bater essa meta.

Ariane recomenda que no almoço e no jantar se consuma salada crua e vegetais ralados, incluindo alface, rúcula, repolho, cenoura, beterraba, rabanete e pepino.

As frutas, além de serem deliciosas, saudáveis e caírem bem a qualquer hora, são alimentos cheios de água. A nutricionista recomenda, no mínimo, três porções de frutas por dia. Quando é verão ou se tem uma perda de suor excessiva, as frutas que são mais ricas em água são a melhor pedida. Nesta lista estão inclusas melancia, melão, abacaxi, laranja, tangerina etc.

E se você é do tipo que não fica sem uma sobremesa, opções à base de frutas são as mais recomendadas. Sorvetes à base de frutas ou de iogurte são opções saudáveis e com baixo teor de gordura. Gelatinas também são ótimas alternativas, ainda mais se forem acompanhadas de frutas.

E quem não gosta de um bom suco? A preferência fica com os que são feitos com a própria fruta. É bom optar ainda pela água de coco e os chás. Já a famosa cervejinha, que tanta gente adora beber no calor é melhor evitar, já que o álcool é um desidratante poderoso.

É bom lembrar também que quem transpira em excesso perde, além de água, os sais minerais. Por isso, beba bastante água, mas nunca deixe de consumir frutas e verduras no seu dia. Se você pratica esportes, bebidas isotônicas são boas opções para repor o que se perdeu com o suor.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

SÉRIE COMPLETA