Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iSe você está em busca de uma planta que une beleza, proteção e benefícios para a saúde do ambiente, a comigo-ninguém-pode pode ser exatamente o que estava faltando na sua casa. Famosa por suas folhas verdes com detalhes claros e por carregar a reputação de afastar energias negativas, ela também é ótima para purificar o ar. Mas será que dá para colocar esse tipo de planta em qualquer lugar?
A comigo-ninguém-pode precisa ser posicionada nos locais certos para cumprir seu papel — e também para garantir a segurança de quem convive com pets ou crianças. A seguir, mostramos os melhores cantinhos da casa para colocá-la e aproveitar todos os seus benefícios.
Leia mais: Os melhores lugares da casa para colocar uma Espada de São Jorge, planta que purifica o ar
Esses são os melhores lugares da casa para colocar "comigo-ninguém-pode"
Seja pelo visual, pela fama de afastar o mau-olhado ou pela facilidade no cultivo, a comigo-ninguém-pode é uma planta que merece um espaço especial dentro da sua casa. Mas, para garantir que ela se desenvolva bem e ainda ajude a proteger o ambiente, é importante escolher o lugar certo para colocá-la.
Segundo o engenheiro florestal Murilo Soares, em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, a planta precisa de um local com bastante luz natural, mas sem exposição direta ao sol. “Ela exige apenas um ambiente bem iluminado, com luz natural abundante, mas sem incidência direta de sol, então pode ser cultivada dentro de casa tranquilamente”, explica o especialista. Salas bem iluminadas, corredores próximos a janelas ou até varandas cobertas são ótimos pontos para posicionar o vaso.
Além disso, como a comigo-ninguém-pode é conhecida por suas propriedades energéticas, muita gente gosta de deixá-la próximo à entrada da casa ou na porta do apartamento. “É considerada uma planta protetora, que tem a capacidade de absorver as energias negativas, o famoso mal-olhado, protegendo quem a cultiva”, afirma Murilo.
Mantenha a comigo-ninguém-pode fora do alcance de crianças e pets
Outro ponto importante é pensar na segurança. A planta é tóxica se ingerida, o que exige atenção redobrada para quem tem crianças pequenas ou animais de estimação em casa. “Se você cultivá-la em vasos mais altos, como o modelo cônico slim, acaba deixando a planta fora do alcance de uma criança engatinhando ou de um pet de pequeno porte”, orienta o engenheiro florestal.
Ou seja, vale caprichar na escolha do vaso e na altura em que a planta será colocada. Assim, você garante um visual bonito, protege a casa das energias negativas e ainda evita acidentes. E o melhor: sem muito trabalho. Como Murilo lembra, “uma rega bem feita, uma vez por semana, já é suficiente para garantir que a comigo-ninguém-pode fique bonita e saudável aí na sua casa”.
Leia também: 9 plantas que nossos pais tinham no quintal e fazem falta em apartamentos