PUBLICIDADE

Maquiagem para casamento: evite erros que detonam o visual das noivas

Saiba o que fazer para não estragar o look do grande dia e ficar linda no altar

O casamento é um momento para lá de especial, as noivas passam meses buscando referências de maquiagem e penteado para estarem impecáveis, mas basta um errinho bobo passar e toda a perfeição tão sonhada ir por água abaixo!

Isso pode acontecer literalmente se a noiva esquecer da máscara de cílios à prova d?água, por exemplo. Afinal, claro que ela vai chorar muito e a maquiagem para casamento tem que durar até o dia amanhecer. Se você já marcou o dia da noiva em um salão que costuma trabalhar com noivas, provavelmente não terá problema. Mas não custa nada ficar de olho nas nossas dicas para a maquiagem durar na cerimônia e para não exagerar na dose ou ficar simples demais.

Com tantos tipos de cerimônia e looks ousados, não tem cor proibida, mas o resultado tem que ficar equilibrado. "Se a ideia é apostar nos olhos esfumados em tons escuros de marrom, o melhor para harmonizar e não pesar é uma pele com blush mais natural e, para os lábios, batom cor de boca suave, por exemplo", ensina Chloé Gaya, maquiadora e consultora de imagem da rede de salões de beleza Jacques Janine.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Confira a seguir os dez erros mais frequentes entre as noivas e use nossas dicas de maquiagem para escapar deles.

Esquecer-se de retocar a maquiagem

Muitas noivas levam um maquiador na festa, e essa pode ser uma ótima opção para garantir que o make e o penteado fiquem no lugar! Um bom momento de pausa para retocar a maquiagem para casamento é após a cerimônia (religiosa ou não) e antes da festa.

Algumas horas e comprimentos depois, não custa retocar o batom e até a sombra de novo! Uma boa ideia também é reservar um espaço no salão de festa com nécessaire e um bom espelho e passar por lá de vez em quando.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Usar bases oleosas

Fique atenta à temperatura do grande dia. Se for ao ar livre ou com exposição à luz solar o cuidado é redobrado para a maquiagem para casamento não derreter. Eleja bases, primers e corretivos oil free (livres de óleos). Pós que matizam o rosto evitam que a pele fique brilhando com tantos flashes e a animação da pista de dança para festas à noite também.

Exagerar na maquiagem

O traje tradicional de noiva combina com cores delicadas e até românticas a qualquer hora. "Se a ideia é marcar os olhos, vá de sombras cobres e marrons. Evite os tons pretos na maquiagem para casamento, pois o contraste com o branco fica muito forte", conta Monique Couto, maquiadora do salão Studio W Iguatemi, de São Paulo.

Cores vibrantes e ousadas só na boca ou só nos olhos, nunca nos dois ao mesmo tempo, nem à noite! Agora, se você tem uma personalidade super marcante e quer usar um batom vinho, sem problemas, mas dispense as sombras muito escuras para não parecer uma fantasia de noiva cadáver!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dispensar maquiagem à prova d'água

Normalmente, a noiva cai em prantos na cerimônia, e o ideal é já contar com isso na hora de escolher os produtos da maquiagem para casamento. A base, a sombra, o lápis de olho e, principalmente, a máscara de cílios devem resistir às lágrimas e até aos exageros na festa, afinal, a noiva também vai se divertir!

Não testar a maquiagem antes

Separe um dia para testar o penteado e a maquiagem que vai usar no dia. Vá ao salão de beleza com calma e use todos os produtos que pretende aplicar no rosto no dia do casamento. Depois, tire fotos (com e sem flash) em diversos tipos de luzes (fria, quente, de preferência na mais parecida com o local da festa) para não ter nenhuma surpresa no casamento.

Make simples demais

Não é porque você vai casar pela segunda vez, na praia, no campo ou durante o dia que precisa ficar com a maquiagem para casamento simples demais! "Os tons de nude e pêssego são sempre certeiros e não pesam", ensina a maquiadora Monique Couto. Aposte em sombras marrons apenas para realçar seus contornos naturais e evite produtos com brilho ou acetinados, mas não abra mão de sombra, batom e blush!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Arriscar nas sobrancelhas

As sobrancelhas cheias e grossas estão em alta, mas dependendo do rosto, realçá-las demais com sombra ou lápis pode ser um erro! Respeite sua cor e formato natural ou você correrá o risco de ficar com as feições de brava justamente no grande dia. Arquear o formato demais também pode ser uma péssima ideia. O ideal é testar fazer as sobrancelhas um mês antes e não arriscar no dia do casamento.

Makes que duram pouco

Fale com o seu maquiador sobre os primers e fixadores de base, batons e sombras. Alguns prometem fazer o make durar até oito horas! Além disso, existem alguns truques como passar gelo antes para fechar bem os poros e aplicar corretivo nos lábios antes do batom. Quanto mais tempo você ficar com a maquiagem para casamento intacta, melhor!

Sujar o vestido

Evite retocar a maquiagem sozinha, o melhor é ter a ajuda de um profissional ou de alguma amiga durante a festa, mas se isso não for possível, abuse dos pincéis. Nada de ficar com as mãos sujas e acabar manchando o vestido branquinho de noiva com base! Além disso, não esqueça de comprar um avental ou roupão (fácil de colocar e tirar) para usar quando retocar a maquiagem e ter certeza de proteger o look.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Não iluminar a pele

Um dos melhores truques de maquiagem para casamento é usar iluminador nas áreas certas: acima dos olhos (logo abaixo da parte mais arqueada das sobrancelhas), nas maçãs do rosto, entre as sobrancelhas, fazendo uma linha bem no meio e na pontinha do nariz e nos cantos internos dos olhos.