PUBLICIDADE

Visagismo promete transformar o sonho do corte perfeito em realidade

Os tratamentos levam em conta a sua personalidade e as características do rosto

Um conceito que nasceu na Europa na década de 30, e só agora está se tornando conhecido no Brasil, promete transformar em realidade aquele seu desejo mais oculto (às vezes tão escondido que nem mesmo você sabia explicar direito ao cabeleireiro quando decidia mudar o corte): trata-se do visagismo. Para entender melhor como funciona essa técnica, conversamos com um dos pioneiros em Visagismo no Brasil, do salão Studio PH, Elton Doran. O visagismo pode ser usado para cortes de cabelo, maquiagem e até mesmo para tirar a sobrancelha", ele explica. O primeiro passo é uma longa conversa com o especialista, que vai analisar algumas situações pessoais, como emprego e relacionamento. Outro item que entra na avaliação são seus principais traços, como o formato do rosto, altura dos olhos e estilo de lábios.

Na prática é a adaptação, para o seu visual, da mensagem que você pretende passar ás pessoas. É preciso compreender que toda imagem expressa emoções, sensações e conceitos. Por meio da consultoria identificamos o que a cliente deseja expressar , afirma Elton.

Só não vale ficar dando muita opinião. De acordo com o especialista, a cliente revela o que tem vontade de representar, mas o visagista é quem define como será o corte. Porém, ele diz que a possibilidade da cliente não sair contente com o novo visual é muito remota A consultoria direta com o cliente deixa o profissional munido de informações, suficientes para traduzi-las em tesouradas certeiras. É muito difícil sair do salão de um visagista sem ver seus desejos realizados .

Um dos grandes benefícios desse tipo de tratamento é conseguir passar tudo o que você quer para o seu cabeleireiro, já que ele analisa mais do que o tom da sua pele ou o estado do seu cabelo para decidir o que fazer. O resultado é uma melhora na auto-estima, no bem-estar e, conseqüentemente, nos relacionamentos pessoais e profissionais , afirma o visagista.

As pessoas enfrentam momentos diferentes na vida, e o trabalho do visagista é descobrir esse momento, somar com os traços da pessoa e deixá-la linda, com visual que transmita suas vontades, seus anseios , resume. Pessoas que estão em uma ótima fase profissional, por exemplo, pedem visuais modernos, que transmitam alegria e seriedade ao mesmo tempo.

Mas preste bastante atenção: esta técnica precisa de um profissional capacitado e com alguns anos de estudo. Não vale entregar o visual nas mãos de qualquer um. Para aperfeiçoar minha técnica estou sempre atrás de novos estudos e conceitos afirma Elton. Para não cair em mãos erradas, verifique se o salão que você freqüenta está entre os certificados pelo percussor do conceito Philip Hallawel. Uma consulta, mais o corte, com um visagista saem em média, R$ 140.