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Autoestima e autocuidado são termos inseparáveis

A mudança de alguns hábitos impacta positivamente nossas mentes e faz com que nos valorizemos mais no dia a dia

Diariamente, pequenas ações, quando em excesso, podem ir diminuindo aos poucos nossa auto valorização. Ignorar necessidades e desejos, viver em função de opiniões de quem está a sua volta e colocar-se em segundo plano são algumas das atitudes que nos prejudicam na construção de quem somos.

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A atenção que damos a aspectos simples de nossa rotina, como o cuidado que temos com nosso cabelo, pele e vestimentas é de extrema importância, pelo contrário do que muitos podem pensar. São nas pequenas ações que o autocuidado se inicia, tendo como consequência o aumento da autoestima.

Destinar atenção para si é mostrar que você é digno de seu tempo, e merece o bem estar. Mas o autocuidado não se resume a aspectos do corpo. Na verdade, a mente assume o papel principal quando falamos sobre o assunto. A autoanálise é importante para que haja consciência sobre os limites, qualidades e defeitos inerentes à nossa personalidade.

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O que lhe motiva? Você está descansando o suficiente no dia a dia? Está feliz com a vida que leva? Estes questionamentos podem lhe guiar em uma jornada de autoconhecimento para que possa tomar medidas que defendam sua felicidade. Só amando a si mesmo é possível amar o próximo.

Construindo a autoestima

É importante ressaltar que a autoestima não é construída só com o que pensamos sobre nós. "Costumamos muito valorizar a opinião alheia. Um elogio ou uma crítica tem um efeito muito grande, para o bem ou para o mal, na maneira como nos enxergamos", pondera a psicóloga Joana de Vilhena Novaes, pós-doutora em Psicologia Social (UERJ) e coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS) da PUC-RJ.

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E por isto é necessária a autoanálise. Em momentos que estamos fragilizados, receber uma crítica ou passar por situações de rejeição pode ter um efeito devastador, pois a tristeza ou outros sentimentos negativos podem alterar nossa percepção da realidade. Conhecendo a si mesmo, é possível criar um filtro para saber o que é válido para nosso crescimento, e o que é apenas negatividade que deve ser ignorada.

Busque o equilíbrio

O psicólogo Viktor Frankl defende que atender apenas à expectativa alheia atrapalha e frustra a construção de uma personalidade sólida e estável. Já quem faz o oposto, ou seja, não dá a mínima para o pensamento coletivo, fazendo apenas o que acha certo, tende a se isolar e até criar um comportamento psicótico. Portanto, equilíbrio é a palavra-chave.

As dicas abaixo, podem lhe auxiliar a focar no autocuidado:

1. Escape da realidade com livros e filmes

Dedicar um tempo para se aventurar na literatura ou em um universo cinematográfico pode trazer grandes benefícios, que vão desde o aumento de sua bagagem cultural e criatividade, até o distanciamento de sua própria realidade. Mergulhar em histórias fictícias, é por um breve momento, viver a vida por outros contextos. Isto trará uma sensação de alívio frente ao estresse do dia a dia, pois é uma maneira eficaz de tirar os problemas do holofote.

2. Passe um tempo ao ar livre

O cenário das cidades e seus incontáveis prédios podem estressar e nos remeter às nossas rotinas. Portanto, estar ao ar livre, de preferência em áreas que possibilitem contato com a natureza, é recomendado. Fazer caminhadas, correr, ou até mesmo realizar uma refeição em algum local que possibilite uma vista arborizada podem fazer uma grande diferença.

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3. Faça planos sozinho(a)

Pode parecer assustador no início, mas até mesmo realizar uma refeição sem companhia pode fazer com que você aprecie melhor seu tempo e relacionamento próprio. Assistir a um filme no cinema desacompanhado, ou até mesmo planejar uma viagem individual, são atitudes que demandam e desenvolvem autoconfiança.

4. Monte uma playlist que reflita quem você é

A música tem papel importante em nosso humor diário. Portanto, crie e tenha sempre à mão uma seleção de músicas que faça você dançar, cantar e sorrir.

5. Tenha ao menos um hábito saudável por dia

Subir escadas, beber mais água que o habitual, optar por alimentos mais saudáveis, ser gentil com o próprio corpo. Medidas como estas fazem com que você desenvolva um senso de proteção e amor consigo mesmo.

6. Atente-se ao seu corpo

Vá a um massagista, faça um tratamento facial, experimente novos cortes de cabelo. É preciso permitir-se um tempo para relaxar e deixar que alguém cuide de você.

7. Estimule sua criança interior

Todos nós perdemos algum hábito que tínhamos quando crianças durante o passar dos anos. O segredo é resgatar algum desses hábitos, para que você possa retornar a momentos e memórias que lhe façam sorrir. Ao se desprender das responsabilidades da vida adulta por alguns instantes, é possível retornar à elas com mais energia e motivação.

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8. Desligue qualquer aparelho de comunicação

Principalmente se você utiliza meios de comunicação em sua profissão, ter um tempo que seja possível desconectar-se do mundo exterior é essencial. Chamadas, mensagens de texto, e-mails. Esqueça todas estas coisas por um determinado período.

9. Ria

Você sabia que rir fortalece o sistema imunológico, combate o estresse e elimina até mesmo rugas? Portanto, assista a uma comédia, leia algo que lhe faça gargalhar, não importa o método, apenas se divirta, pois os benefícios ocorrem a longo prazo.

10. Expresse sua artisticidade

Desenhe, pinte, crie, cozinhe, faça algo que ative o lado criativo de seu cérebro.

11. Agora é a hora de celebrar

Não se prive de pequenos mimos e boas experiências sozinho ou com amigos, pois acima de tudo, você é especial o bastante para ser celebrado todos os dias. A vida em certos momentos nos traz diversas dificuldades, e é nossa capacidade de lidar com elas que nos torna seres humanos fortes e merecedores de alegria.