Caroços na pele: tratamentos e causas | Minha Vida
PUBLICIDADE

Caroços na pele: tratamentos e causas

Visão Geral

O que é Caroços na pele?

Caroços na pele são qualquer protuberância ou aumento de volume localizado, que apareça na superfície da pele.

PUBLICIDADE

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Estes caroços podem surgir sobre a pele, como lesões mais superficiais, ou podem formar-se a partir de uma lesão mais profunda , que empurra a superfície da pele para cima, tornando-a sobressalente. Eles podem aparecer em qualquer região do corpo e podem variar de tamanho, de coloração e de consistência. Alguns podem coçar, embora outros possam ser doloridos e provocar outros sintomas, como vermelhidão e formação de pus.

Causas

Inúmeros motivos podem levar ao surgimento de um caroço na pele, desde problemas muito comuns, como verrugas, até problemas de saúde mais graves, como câncer de pele. Veja algumas das possíveis causas:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Últimas perguntas sobre Caroços na pele

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

Se você notar o surgimento de nódulos, inchaços ou caroços na pele sem explicação aparente, procure ajuda médica de um dermatologista. A maioria dos casos pode ser diagnosticado facilmente através de um simples exame físico e anamnese durante uma consulta médica, outros podem exigir exames mais invasivos como biópsia (retirada de um pedaço da pele com o “caroço”), capazes de diagnosticar a origem do problema.

Muitas pessoas acreditam que o surgimento desses caroços na pele é sinal de coisas graves e ruins, mas nem sempre. A maioria das causas é benigna e facilmente tratável. No entanto, na dúvida, é sempre melhor consultar um médico para saber exatamente do que se trata.

Na consulta médica

Especialistas que podem diagnosticar um caroço na pele são:

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

Não hesite em fazer perguntas ao médico. Tire todas as suas dúvidas na consulta médica.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tratamento e Cuidados

Medicamentos para Caroços na pele

Um caroço na pele pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de caroços na pele são:

Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Referências

Revisado por Luciana de Abreu, dermatologista da clínica Dr. André Braz

Tatiana Jerez, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (CRM/RJ 824470)

Sociedade Brasileira de Dermatologia – instituição que atua na promoção de ensino e pesquisa nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica, oncológica, cosmiátrica e hansenologia.

Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS MS) – site que reúne publicações, folhetos, cartazes, vídeos e legislação para acesso online produzidos pelo Ministério de Saúde e pelas entidades vinculadas.