PUBLICIDADE

Dor de ouvido: tratamentos e causas

Visão Geral

O que é Dor de ouvido?

Dor de ouvido é mais comum em crianças do que em adultos. A dor de ouvido pode ser constante ou pode ir e vir. Ele pode surgir como uma sensação de queimação, uma dor afiada ou maçante. A dor de ouvido pode afetar ambas as orelhas de uma vez ou apenas um ouvido.

PUBLICIDADE

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Você sabe cuidar da saúde do seu ouvido?

Causas

Assim como a manifestação da dor de dor de ouvido afeta as pessoas de maneiras diferentes, há uma variedade de causas para o sintoma. Alguns deles afetam a própria orelha, outros são de condições que afetam áreas próximas aos ouvidos.

As razões mais comuns para a dor de ouvido incluem:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Últimas perguntas sobre Dor de ouvido

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

Procure um médico urgente se o seu filho desenvolve uma rigidez do pescoço, parece muito cansado ou irritado. Outros sinais de alerta incluem:

Além da dor, outras pistas podem indicar que uma criança ou bebê está com dor de ouvido:

Se os sintomas (dor, febre ou irritabilidade) piorarem ou não apresentarem melhoras em um período de 24 a 48 horas, procure um médico.

Na consulta médica

Especialistas que podem diagnosticar uma dor de ouvido são:

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

Diagnóstico de Dor de ouvido

O médico vai analisar o ouvido usando um instrumento chamado otoscópio. Um tímpano saudável é de coloração perolácea (cor de pérola). Se uma infecção no ouvido está presente o tímpano pode estar inflamado, inchado ou vermelho.

Se houver qualquer dúvida sobre o diagnóstico, podem ser necessários mais testes, dependendo do que o médico vê:

Se há sinal de infecções de ouvido persistentes ou acúmulo de líquido persistente no ouvido médio, o médico pode encaminhá-lo para um especialista em audição (fonoaudiólogo) ou terapeuta de desenvolvimento para testes de audição, habilidades de fala, compreensão da linguagem ou habilidades de desenvolvimento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tratamento e Cuidados

Medicamentos para Dor de ouvido

Uma dor de ouvido pode ter diversas causas, de modo que o tratamento varia de acordo com o diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns para aliviar uma dor de ouvido são:

Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Referências

Revisado por: Bruno Loredo, otorrinolaringologia e cirurgião craniomaxilofacial do Hospital Santa Luzia, em Brasília - CRM DF 19501