PUBLICIDADE

Solidão: Especialista responde 22 perguntas sobre o sentimento

A solidão pode causar distúrbios psicológicos? Há formas de escapar dela? Tire essas dúvidas a seguir

A solidão é um sentimento capaz de isolar as pessoas, inserindo-as em uma realidade angustiante. Quem se sente solitário, tem a sensação de desamparo e incompreensão.

Há quem prefira estar sozinho por opção, por questões subjetivas. Nestes casos, estamos falando sobre solitude. Não estar cercado por pessoas não precisa ter um aspecto negativo, pois pode significar autoconhecimento e um momento de introspecção.

Entretanto, quando a falta de companhia ou o sentimento de solidão em ocasiões onde você está cercado por pessoas se tornam frequentes, é hora de buscar ajuda. Para que você entenda mais sobre o sentimento, a psicóloga Lia Clerot responde 22 dúvidas sobre o tema. Veja a seguir:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1. O que é a solidão?

Solidão é o estado em que a pessoa se sente só, isolada. Pode ser por opção, no caso da solitude, ou ocasionado por alguma doença psíquica, como, por exemplo, depressão. Mas isso é único de cada indivíduo. Outro ponto, é que de acordo com algumas teorias, uma pessoa pode sentir-se solitária mesmo estando em uma sala lotada de indivíduos. Por isso, a solidão também pode ser entendida como uma percepção do indivíduo de estar sozinho e não só estar realmente sozinho. Estudos mostram que, quando pessoas solitárias assistem a uma cena de convívio social em vídeo, eles passam mais tempo do que a média procurando sinais de ameaça social - como pessoas isoladas no vídeo, ou sendo ignoradas. Ou seja, o cérebro delas capta mais rapidamente sinais de rejeição.

2. Quais são as causas da solidão?

Fatores como baixa autoestima, depressão, falta de autoconfiança.

3. Existem tipos diferentes de solidão?

Existe a solidão associada ao término de um namoro ou de relacionamentos de modo geral. Nesse caso, quando nos afastamos de alguém, nossa vida social fica uma bagunça, e para muitos, a solução é ficar um tempo sozinho (a) para se organizar, reorganizar a mente, a vida, planos etc. Outro ponto é a solidão em relação ao convívio pessoal: A pessoa se isola por não sentir-se dentro de determinado grupo. Isso acontece principalmente entre os jovens. E, por fim, existe a solidão extrema, que pode estar ligada a uma doença mais séria, como a depressão.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

4. Qual a diferença entre solidão e solitude?

Etimologicamente, não existe diferença entre as duas. Mas tem-se atribuído um sentido negativo para a solidão e um positivo para solitude. A pessoa solitária está afastada das pessoas, e não é por escolha, e sim por dificuldade de relacionar-se. Já na solitude, o indivíduo quer estar sozinho, curtindo sua individualidade, pensando em seus projetos. A pessoa aprecia esse momento sozinha.

5. Quais os malefícios da solidão a curto e longo prazo?

A longo prazo é importante procurar ajuda, pois a solidão pode estar associada a doenças graves como a depressão, que precisa de uma atenção maior. Já a curto prazo, se houver alguma relação com tristeza, é preciso que a pessoa reavalie se está tudo bem, o que a deixou pra baixo e se isso está te fazendo mal. Em alguns casos, a solidão pode também reduzir os níveis de cortisol e adrenalina no corpo, podendo acarretar doenças físicas.

6. A solidão deve fazer parte de nossa vida?

No caso negativo não, mas se for algo por escolha, sim. Se a pessoa pretende ficar sozinha para repensar em sua vida, seus objetivos, não há problemas. Isso só não pode se tornar algo rotineiro. Estar com pessoas, reunir-se com amigos e familiares também é importante para a saúde mental.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

7. Qual o lado bom de estar sozinho?

Estar sozinha é um bom momento para descobrir quem você é, o que você gosta, seu propósito, seus objetivos.

8. Como lidar com a solidão e sentir-bem mesmo sem outras pessoas por perto?

Quando não associada à tristeza, a solidão pode ser um momento para refletir. Um momento para cuidar de si, de projetos, da mente. Por isso, em certos momentos é importante estar só.

9. Como acolher uma pessoa que está se sentindo solitária?

É preciso mostrar apoio e enfrentamento do problema, quando alguém o procura para desabafar. Mostre interesse na situação, já que muitas vezes a vítima ouve conselhos como "ignore" ou "deixe para lá". Não sinta medo em sentir incômodo, pois a pessoa precisa saber que está protegida e não está só. Especialmente quando tratamos de solidão extrema, que muitas vezes é reflexo de uma depressão.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

10. Por que alguns indivíduos sentem que estão solitários, mesmo que estejam rodeados de pessoas?

Vários fatores estão por trás disso. Entre eles, a dificuldade em relacionar-se, não adaptação a determinados grupos sociais ou até mesmo casos em que a solidão é só um sintoma de uma doença mais grave, como a depressão.

11. Quais os tratamentos indicados para quem sente solidão constante?

Nesse caso, a terapia pode auxiliar na inserção cultural, aumentar a autoestima, autoconfiança e autoconhecimento. A pessoa em tratamento passa a ser mais confiante.

12. A solidão pode causar doenças físicas ou distúrbios psicológicos?

Sim. A solidão está associada a algumas deficiências hormonais no cérebro, reduzindo níveis de cortisol, adrenalina e serotonina. E isso afeta diretamente o sistema imunológico, causando algumas doenças. Entre elas, está a alteração de açúcar no sangue, insônia e distúrbios psíquicos como: depressão, ansiedade e estresse.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

13. Além da terapia, quais outros métodos uma pessoa solitária pode usar a favor de seu bem estar?

Primeiro, o indivíduo precisa chegar a conclusão de que a solidão indica que algo precisa ser mudado. Faça algo que goste, pratique atividade física, não fique sozinho, procure com quem conversar. Procure amigos, pessoas que compartilhem de interesses semelhantes aos seus. Outro ponto é tentar ser positivo.

14. Como criar vontade de sair com outras pessoas, mesmo quando estamos solitários e não queremos companhia?

Vá mesmo sem vontade, tente fazer um esforço. É importante espairecer. O apoio, a ajuda dos amigos e dos familiares também são importante para que isso aconteça. Não sou contra ter um tempo para você refletir, cuidar de si, o que não pode é deixar que isso se torne algo recorrente.

15.Quais impactos emocionais a solidão causa quando não observada?

A longo prazo, a solidão pode facilitar distúrbios psíquicos como a depressão, ansiedade e estresse. É preciso ficar atento, pois doenças mais graves necessitam de um tratamento mais específico, inclusive com uso de medicamento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

16. Existe um momento exato onde a solidão se torna um problema?

Sim. A solidão extrema está associada à depressão a qual é um doença psíquica que precisa tratada com terapia e medicamentos.

17. Introspecção em excesso pode se tornar um problema?

Sim. A pessoa que é introspectiva, na maioria das vezes, tem dificuldade de relacionar-se, o que pode ocasionar a solidão. Mas isso pode ser trabalhado com psicoterapia e ajuda de profissionais.

18. Por que sentimos medo da solidão?

É muito comum, ainda mais na velhice. Nós temos essa necessidade de estarmos em contato com alguém, para conversar. Nós não fomos ensinados a ficar só. Os solitários estão mais ligados em emoções negativas do que nas positivas, o que pode fazer um sentido evolutivo (já que nossos ancestrais pré-históricos precisavam ficar mais alertas ao estarem sozinhos).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

19. Como descobrir o motivo de nossa solidão?

Se pergunte: Você se sente bem no seu círculo de amigos/familiares? Estou em um relacionamento saudável? Estou feliz? Reflita o que tem te deixado pra baixo, o que te afastou de tudo e todos. Assim, você conseguirá detectar porque decidiu estar sozinho.

20. Como aceitar que temos uma personalidade menos extrovertida?

Primeiro, precisamos entender a diferença entre timidez e introversão. A pessoa tímida tem medo de uma desaprovação social, já o introvertido prefere ambientes mais calmos. O introvertido tem inúmeras qualidades. São mais minuciosos em seus pensamentos e formas de se expressar. São cautelosos inclusive para sair da sua zona de conforto. Para resolver isso, mentalize todas as suas qualidades. Seja autoconfiante. Ninguém é igual a ninguém, cada um tem sua peculiaridade. Às vezes mais extrovertidos, às vezes menos.

21. Por que animais de estimação tornam as pessoas menos solitárias?

Porque o animal de estimação é uma presença física constante. Além disso, eles demonstram e retribuem afeto, o que para o ser humano solitário é muito importante.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

22. Como escapar da solidão?

Procurar ajuda é sempre a melhor opção, pois muitas vezes quem está solitário tem problemas em se relacionar, o que pode ser resolvido com auxílio de um profissional capacitado. É importante que a pessoa pratique um hobby ou adote um animal. Nesses casos, o apoio da família e dos amigos são primordiais para superar esse sentimento.Temos que aprender a mudar nossa mente para mudar estes pensamentos. Reflita sobre isso, e caso se identifique, não deixe que a solidão aumente e e te prejudique.