PUBLICIDADE

Massagem é aliada no tratamento do câncer

Técnica libera hormônios responsáveis pelo alívio de dores e tensões

O avanço da medicina proporciona tratamentos e medicamentos cada vez mais eficientes no combate de doenças como o câncer. Mas, eles podem não ser a única forma de ajudar no tratamento de pacientes com a doença: uma boa massagem pode ajudar, como mostrou um estudo orientado pela College Associates, organização norte-americana que investiga o efeito de terapias complementares para o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Depois do acompanhamento de 97 voluntários com diferentes tipos de câncer e em estágios variados, os pesquisadores constataram que a massagem tem um profundo impacto na qualidade de vida de quem enfrenta um tumor. Uma sessão de 20 minutos de massagem já seria o suficiente para reduzir pela metade a ansiedade e as dores.

Os mecanismos que fazem da massagem um suporte eficaz não foram totalmente esclarecidos, mas os cientistas acreditam que é porque ela aumenta a liberação de substâncias como a seretonina e a dopamina, responsáveis por reduzir a transmissão do impulso doloroso para o sistema nervoso central. Além disso, a massagem distrai e tira o foco da atenção do incômodo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com os pesquisadores, não é necessário um especialista ou massoterapeuta para que os resultados sejam atendidos. Com noções básicas, pais, filhos, irmãos e parceiros podem colaborar com a recuperação do paciente, dedicando alguns minutos do dia, três vezes por semana, ao contato fitoterápico.

Outras pesquisas, como as conduzidas pela American Massage Therapy Association, já haviam demonstrado que a massagem é grande aliada ao combate a vários tipos de incômodos. Por exemplo, a técnica realizada nos pés, ou superficialmente pelo corpo, por um tempo médio de30 a 60 minutos, reduz dor, fadiga, náusea, tristeza e depressão.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como o efeito tem duração de 48 horas, se for administrada a cada dois dias, no mínimo, pode ser altamente eficiente. Apesar dos benefícios, nem todo paciente que enfrenta um câncer pode desfrutar da massagem. Naqueles indivíduos, cujo tumor se espalhou pelos ossos, os pesquisadores explicam que qualquer contato pode ser suficiente para provocar fraturas e lesões no corpo.

Além disso, é importante que se observe se o paciente correrá risco de infecção ou sangramento, através da contagem das plaquetas de um hemograma simples. Portanto, o acompanhamento médico é fundamental em qualquer tipo de tratamento, seja ele feito por meio de remédios ou através de massagem.