PUBLICIDADE

Apoio entre amigas aumenta chance de sucesso profissional

Estudo revela que mulheres com fortes grupos de amizade femininos possuem maior tendência a conquistarem cargos de liderança; entenda

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, revelou que mulheres têm mais chances de alcançar o sucesso em suas carreiras quando possuem um grupo de amigas que as apoiam e as incentivam.

Os dados coletados pelos pesquisadores demonstraram que as mulheres que tinham um círculo interno de amizade, dominado por outras mulheres, foram capazes de conquistar posições de liderança até duas vezes mais altas em níveis de autoridade e remuneração quando comparadas aos grupos que não se encaixavam no perfil majoritariamente feminino.

Para chegar nesse resultado, foram analisados 4,5 milhões de e-mails enviados por jovens graduados em MBA (Master in Business Administration) em uma das principais universidades estadunidenses. Ao medirem o sucesso na colocação profissional obtida por eles, foi observado a diferença apresentada entre os gêneros.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Curiosamente, descobrimos que a composição de gênero dos círculos masculinos não importava para a colocação profissional. Esse padrão ocorre, provavelmente, porque os homens não precisam do tipo de informação privada relacionada ao gênero que as mulheres precisam para navegar em profissões dominadas por homens", explica Brian Uzzi, um dos autores do estudo.

Segundo os cientistas, a razão para esse fenômeno está no apoio encontrado dentro dos círculos de amizade. Quando mulheres enfrentam situações desafiadoras vindas de homens, como preconceito ou assédio, a possibilidade de conversarem com outras mulheres em busca de compreensão e acolhimento faz com que o compartilhamento da experiência as ajude a encontrar as melhores formas de enfrentar tais situações.

Importância da sororidade

Segundo a psicológa Letícia Gomes Gonçalves, a sororidade é um dos pilares do feminismo, especialmente nos dias atuais. Significa irmandade e cumplicidade entre mulheres - em que uma mulher ajuda a outra, livre de julgamentos. "Só uma mulher é capaz de compreender as dificuldades e dores que ser mulher implica em nossa sociedade", acrescenta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O propósito da sororidade é gerar empatia por outras mulheres e buscar a união entre si, a fim de alcançar objetivos em comum, como direitos e igualdade em diversas esferas sociais. A psicóloga ainda complementa que essa relação ajuda as mulheres a "terem mais força para mudar toda uma sociedade machista e patriarcal".

Princípios do feminismo