Stephanie perguntou:

Como deixar de ter ciumes quando o parceiro fala ao celular e mexe no whatsapp?

  • Respondido em 05/05/2015
    Thelma Gazal Zupo Psicologia - CRP 42832/SP
    Olá,

    Ciúmes é um sentimento que todo ser humano está sujeito a sentir. Não é apenas o ser humano, até mesmo animais, como um simples cachorrinho também tem ciúmes. Sentir ciúmes é normal, o problema é controlar o ciúmes. Quanto vier o sentimento, tente analisar se o seu parceiro merece sua confiança ou não. Conforme o relacionamento está se firmando, procure analisar qual é a base onde ele está criando raízes. Quando ele cresce semeado com amizade, carinho, respeito e confiança, acredito que o ciúmes tende a diminuir, e vai -se perdendo a razão de observar o que o parceiro faz ou deixa de fazer em particular. Hoje não temos como controlar os passos de ninguém, mas podemos conversar mostrando ao parceiro a nossa insatisfação, caso ele esteja deixando a desejar com suas atitudes, ou seja, pense o quanto cada um está cuidando do relacionamento. Caso você perceba que seu parceiro não se importa em preservar a relação, repense se vale a pena continuar.

    PUBLICIDADE
  • Olá,

    O ciumes é um sentimento normal, que aparece quando nos sentimos ameaçados ( real ou irreal), a perder a pessoa amada. Ele também esta caracterizado a falta de confiança em si mesmo ou no parceiro.
    Conversar com seu parceiro a respeito do que te incomoda é o primeiro passo para eliminar qualquer fantasia que você possa ter a respeito;
    Aprenda algo novo ou volte a fazer ao que você gosta e por algum motivo parou. Fazer atividades que te fazem bem , te deixara mais confiante.
    Caso perceba maior intensidade desse sentimento, trazendo desconforto e sofrimento ao seu dia-a-dia aconselho procura de um profissional.