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Cuide da alimentação dos seus filhos nas férias

Oferecer diariamente legumes, frutas, arroz e feijão para elas é uma das táticas

Sabe aquelas coisas que a gente acha que não precisa falar porque imagina que todo mundo já sabe? Parece que não é bem assim, não é mesmo? As férias já chegaram, os filhos ficam em casa e surge um dos grandes problemas dessa época para os pais: a alimentação das crianças.

"Didaticamente", dividi as crianças em dois grupos durante as férias:

- Aquele grupo que você precisa "laçar" para vir comer;

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- Aquele grupo que você precisa "expulsar" da frente da TV, do videogame, do computador que são acompanhados pela pipoca, pelos salgadinhos, pelos biscoitinhos recheados, pelos refrigerantes e outras guloseimas.

Nas férias, temos o hábito de fazer tudo aquilo que não podemos fazer livremente durante o período das aulas (ou, para nós, de trabalho). A primeira grande mudança das férias é a de horários, hora de acordar e de dormir. Isso deve e pode ser feito durante as férias. É o que confere às férias a "cara" de férias: o total descompromisso com qualquer regra.

Incentive a criança a ser ativa e evite que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador.

Mas, lembrem-se:

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- Nosso metabolismo não tira férias;

- Os adipócitos (células gordurosas ávidas por gordura) não tiram férias;

- As férias não são eternas e elas acabam. E na volta das férias não é raro que essas crianças ganhem de 4 a 5 quilos nestes dois meses de férias. Normalmente, estas mesmas crianças levam de 4 a 6 meses para perderem este peso, tentando reconquistar sua confiança e sua auto-estima.

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Aí, sabe o que acontece? Chegam as férias de julho.

Baseado nas recomendações da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, apresento a vocês:

Alimentação Saudável para Crianças: Siga os Dez Passos

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01. Procure oferecer alimentos de diferentes grupos, distribuindo-os em pelo menos três refeições e dois lanches por dia.

02. Inclua diariamente alimentos como cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (mandioca/macaxeira/aipim), pães e massas, distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches do seu filho ao longo do dia.

03. Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte das refeições da criança. As frutas podem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches.

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04. Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo cinco vezes por semana.

05. Ofereça diariamente leite e derivados, como queijo e iogurte, nos lanches, e carnes, aves, peixes ou ovos na refeição principal de seu filho.

06. Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados; prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos.

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07. Evite oferecer refrigerantes e sucos industrializados, balas, bombons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia-a-dia.

08. Diminua a quantidade de sal na comida.

09. Estimule a criança a beber bastante água e sucos naturais de frutas durante o dia, de preferência nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo.

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10. Incentive a criança a ser ativa e evite que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador.

Assim, após seguir o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida, há uma chance de mudarmos o panorama preocupante da obesidade infantil e das doenças de adultos que as crianças estão recebendo como herança genética junto com o padrão inadequado de estilo de vida, mesmo nas férias. Eu sei que vocês já sabiam (mesmo?) e que nem precisava reforçar ( tem certeza?).

Boas férias!

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